Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Caixeta, Juliana Eugênia | - |
dc.contributor.author | Rosa, Lívia Maria Gulgielmin da | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Lívia Maria Gulgielmin da. Educação sexual na concepção de professores do ensino fundamental. 2016. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sexualidade tem a ver com a vivência do prazer e, também, com o posicionamento de si no mundo, por meio da identidade de gênero. No contexto escolar, os professores ainda enfrentam muitas dificuldades para mediar conceitos relacionados à educação sexual, que, para dar conta da sua complexidade, deve ser abordada de maneira transversal, ou seja, em todas as disciplinas. O objetivo desse trabalho foi identificar a percepção dos professores de todas as disciplinas do ensino fundamental sobre a importância de trabalhar a temática sexualidade com crianças e adolescentes. Os dados foram coletados através da aplicação de questionário a cinco professores que lecionam nas séries finais do ensino fundamental de uma escola do Distrito Federal. Os resultados evidenciaram que nem todos os professores do ensino fundamental aborda a temática sexualidade com seus alunos e, os que abordam, mesmo sabendo que a sexualidade se relaciona à personalidade do indivíduo, em sua maioria, ainda priorizam aulas voltadas para doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - prática profissional | pt_BR |
dc.title | Educação sexual na concepção de professores do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-20T13:42:01Z | - |
dc.date.available | 2016-10-20T13:42:01Z | - |
dc.date.submitted | 2016-06 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15069 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Sexuality has to do with the experience of pleasure and also with positioning itself in the world, by means of gender identity. In the school context, teachers still face many difficulties to mediate concepts related to sex education, that, to account for the complexity, should be approached in a transversal way, that is, in all disciplines. The aim of this study was to identify the perception of teachers of all school subjects on the importance of working the theme sexuality with children and adolescents. Data were collected through a questionnaire to five teachers who teach in the final grades of elementary school of a school in the Federal District. The results showed that not all elementary school teachers approaches the theme sexuality with their students, and those who deal, even though sexuality is related to the individual's personality, mostly still prioritize classes geared for sexually transmitted diseases and pregnancy in adolescence. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
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