Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Andrade, Franciene Soares Barbosa de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Andréia Cosme de | - |
dc.identifier.citation | ANDRÉIA, Cosme de Oliveira. O papel da família no processo de inclusão escolar do aluno com transtorno do espectro autista. 2015. 50 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais sempre foi um assunto que me despertou muito interesse, principalmente depois de vivenciar na prática tal experiência. Porém, o primeiro contato foi com alunos surdos e não com crianças com transtorno do espectro autista - TEA. O interesse em pesquisar sobre o TEA se iniciou durante o curso de especialização, desde os primeiros estudos que tivemos, e foi confirmado quando tive contato com um aluno autista. Por se tratar de uma deficiência de difícil diagnóstico e, até hoje, ainda em estudo, é que aumentou ainda mais o desejo de realizar esta pesquisa. O grande objetivo desse estudo é compreender a importância da participação da família no processo de inclusão escolar do aluno com transtorno do espectro autista, visando favorecer o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Foi utilizada a pesquisa qualitativa fundamentada nos estudos de autores, como Mantoan e Sassaki. O estudo foi realizado em uma Escola Municipal, localizada em Rio Branco - Acre, a qual atende 680 (seiscentos e oitenta) alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os participantes da pesquisa foram: uma professora regente, uma professora de AEE e uma mãe de aluno. Foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada. A análise dos resultados foi construída segundo elementos empíricos entrelaçados aos pressupostos teóricos adotados. Através da análise das entrevistas foram criadas categorias para a discussão teórica dos resultados. Estas foram agrupadas da seguinte forma: Concepções sobre inclusão escolar; Reflexões sobre as experiências vivenciadas nos processo de inclusão; Definições sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA); A participação da família para a aprendizagem dos alunos com TEA. Ao final desse estudo, percebe-se o quanto é importante a participação da família no processo de inclusão dos alunos com transtorno do espectro autista, e também para os alunos com qualquer outra deficiência. A família contribui sobremaneira para o aprendizado das crianças, quando participa ativamente das atividades escolares, quando se inteira da vida escolar do filho, enfim, quando ela exerce o seu papel.A inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais sempre foi um assunto que me despertou muito interesse, principalmente depois de vivenciar na prática tal experiência. Porém, o primeiro contato foi com alunos surdos e não com crianças com transtorno do espectro autista - TEA. O interesse em pesquisar sobre o TEA se iniciou durante o curso de especialização, desde os primeiros estudos que tivemos, e foi confirmado quando tive contato com um aluno autista. Por se tratar de uma deficiência de difícil diagnóstico e, até hoje, ainda em estudo, é que aumentou ainda mais o desejo de realizar esta pesquisa. O grande objetivo desse estudo é compreender a importância da participação da família no processo de inclusão escolar do aluno com transtorno do espectro autista, visando favorecer o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Foi utilizada a pesquisa qualitativa fundamentada nos estudos de autores, como Mantoan e Sassaki. O estudo foi realizado em uma Escola Municipal, localizada em Rio Branco - Acre, a qual atende 680 (seiscentos e oitenta) alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os participantes da pesquisa foram: uma professora regente, uma professora de AEE e uma mãe de aluno. Foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada. A análise dos resultados foi construída segundo elementos empíricos entrelaçados aos pressupostos teóricos adotados. Através da análise das entrevistas foram criadas categorias para a discussão teórica dos resultados. Estas foram agrupadas da seguinte forma: Concepções sobre inclusão escolar; Reflexões sobre as experiências vivenciadas nos processo de inclusão; Definições sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA); A participação da família para a aprendizagem dos alunos com TEA. Ao final desse estudo, percebe-se o quanto é importante a participação da família no processo de inclusão dos alunos com transtorno do espectro autista, e também para os alunos com qualquer outra deficiência. A família contribui sobremaneira para o aprendizado das crianças, quando participa ativamente das atividades escolares, quando se inteira da vida escolar do filho, enfim, quando ela exerce o seu papel. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Família e escola | pt_BR |
dc.title | O papel da família no processo de inclusão escolar do aluno com transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-20T12:47:41Z | - |
dc.date.available | 2016-10-20T12:47:41Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15065 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|