Título: | Reflexões sobre a formação do professor do atendimento educacional especializado – AEE |
Autor(es): | Oliveira, Andreliana Coelho de |
Orientador(es): | Andrade, Franciene Soares Barbosa de |
Assunto: | Professores - formação continuada Inclusão escolar Atendimento educacional especializado |
Data de apresentação: | 28-Nov-2015 |
Data de publicação: | 20-Out-2016 |
Referência: | OLIVEIRA, Andreliana coelho de. Reflexões sobre a formação do professor do atendimento educacional especializado – AEE. 2015. 58 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho é uma pesquisa qualitativa sobre a formação continuada dos professores do Atendimento Educacional Especializado, ofertado pela equipe de orientação pedagógica e Centros de apoios da Educação Especial do Estado do Acre, aos professores do Atendimento Educacional Especializado - AEE. Participaram desta pesquisa duas professoras do AEE, uma professora da sala de aula de uma escola estadual da educação básica de Rio Branco e um ministrante de formação. O objetivo geral desta pesquisa é perceber como a formação continuada de professores que atuam nas salas de recursos poderá contribuir com uma práxis pedagógica inclusiva. O instrumento utilizado na referida pesquisa foi a entrevista semiestruturada, sendo que a análise dos resultados foi constituída a partir das informações geradas pelas entrevistas, em conjunto com a discussão teórica e metodológica adotada. Os dados evidenciados na pesquisa, fundamentada em aparatos teóricos para melhor compreensão dos resultados obtidos, dialogam com os estudos de MANTOAN (2006), ROMERO e SOUZA (2008) entre outros. Ainda, apresenta um breve percurso dos processos educacionais inclusivos no Brasil, desde as lutas sociais até as bases legais atuais que regem o sistema educacional do País. Traz também uma reflexão sobre o Atendimento Educacional Especializado, expondo, de forma concisa, conceitos e realidades brasileiras. |
Informações de Acesso e Conteúdo: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|