Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15063
Título: | O papel da escola na inclusão da criança com deficiência na perspectiva de uma educação inclusiva no município de Carinhanha-Bahia : um estudo de caso |
Autor(es): | Carvalho, Ana Maria Sena de |
Orientador(es): | Borges, Fabrícia Teixeira |
Assunto: | Estudantes com necessidades educativas especiais Inclusão escolar Professores de educação especial - formação |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 20-Out-2016 |
Referência: | CARVALHO, Ana Maria Sena de. O papel da escola na inclusão da criança com deficiência na perspectiva de uma educação inclusiva no município de Carinhanha-Bahia: um estudo de caso.2015. 46 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2015. |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar a realidade de uma escola da rede pública de ensino, e ela desenvolvia o processo inclusivo de alunos com necessidade educacionais especiais, observando como era construída a proposta de atendimento desses alunos. Na fundamentação teórica abordamos conceitos relacionados ao cenário inclusivo atual, numa perspectiva históricas dos caminhos construídos pela educação inclusiva ao longo das últimas décadas. Demostrando essa visão por meio de autores como: Mantoan (2004). Manzini (1990/1991), Gonçalves (2001), como também nos parâmetros legais como a Declaração de Salamanca que foi a base de transformação da educação no cenário mundial e nacional, que é respaldada no Brasil pela Lei 9.394/1996, conhecida como LDB -- Leis de Diretrizes e Bases da Educação que em corpos orienta a construção de uma escola inclusiva. A metodologia da pesquisa foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada aplicada a três professores da escola pesquisada, como também por meio das observações realizadas ao longo da pesquisa no ambiente escolar. A metodologia foi pautada em uma concepção qualitativa de cunho investigativo. Os resultados demonstraram a necessidade de melhorar a estrutura física e material da escola , como também possibilitar aos professores formação específica e continuada na área da educação inclusiva, pois sem formação adequada o professor restringe seu trabalho, uma vez que não é capaz de compreender as necessidades e especificidades do aluno com NEE. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons