Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15033
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FelipeSilvaLucinda.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Descentralização da oferta de energia diante a crise energética brasileira
Autor(es): Lucinda, Felipe Silva
Orientador(es): Silva, Alcides Leandro da
Assunto: Energia elétrica - produção
Energia - fontes alternativas
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 18-Out-2016
Referência: LUCINDA, Felipe Silva. Descentralização da oferta de energia diante a crise energética brasileira. 2015. xii, 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Atualmente, o setor energético brasileiro passa por crise agravada principalmente por crise hídrica, o que tem requerido maior uso de fontes elétricas alternativas, como as termelétricas. Este cenário sugere que os próximos anos serão pautados por acréscimo de potência instalada por usinas hidrelétricas a fio d’água e expansão de fontes geradoras de energia não renováveis e um aumento das emissões de gases do efeito estufa. Este trabalho visa prospectar um cenário futuro, eleito 2050, baseado no aumento da energia elétrica gerada por fontes renováveis, o que corrobora com o desenvolvimento sustentável do país. Uma revisão bibliográfica do atual cenário da matriz energética brasileira é apresentada, bem como as principais formas de geração de energia. Para vislumbrar um cenário futuro, foi realizada uma sistematização de diversos dados governamentais e de órgãos nacionais e internacionais. A partir desses dados, foi realizado um planejamento energético pautado nos recursos renováveis disponíveis no país, acelerando a descentralização da oferta de energia com grandes benefícios socioambientais e ao sistema elétrico brasileiro. O resultado é um sistema mais confiável e limpo, menos dependente de hidrelétricas, com maior participação de fontes renováveis e da participação independente: cogeração, autoprodução, e geração distribuída.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons