Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Guimarães, Fernanda Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Santos, Adriana Cristina dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Adriana Cristina dos. O processo de inclusão escolar de uma criança surda de etnia cigana: um estudo de caso. 2015. 76 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo refletir sobre o processo de inclusão escolar de uma criança surda cigana. A pesquisa foi baseada na metodologia qualitativa, tendo-se utilizado entrevistas semiestruturadas, análise de prontuário e observação. Para análise dos dados, foram utilizadas as narrativas colhidas durante as entrevistas, a partir das quais se percebeu a estreita relação entre o diagnóstico e intervenção precoces e o desenvolvimento linguístico e escolar. Os resultados demonstraram que a inclusão de uma criança surda e cigana se caracteriza por um lado como um desafio para um professor despreparado e por outro, como uma oportunidade de desenvolvimento para os todos os alunos, de valores como respeito, tolerância e convivência pacífica com as diferenças. Também ficou evidenciado que tanto a surdez, quanto a condição de itinerância dos ciganos acarretam desafios distintos para o processo. Em se tratando dos prejuízos da surdez, a ausência de linguagem foi percebida pelos entrevistados como o maior entrave para o desenvolvimento e escolarização da criança. Com relação ao atendimento educacional especializado, a maioria das recomendações para o atendimento da criança surda não estão sendo atendidas. Dessa forma, conclui-se que a criança deste estudo não está efetivamente incluída no contexto escolar, mas vivenciando uma situação condizente com a proposta da integração escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças deficientes - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciganos | pt_BR |
dc.title | O processo de inclusão escolar de uma criança surda de etnia cigana : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-18T12:35:40Z | - |
dc.date.available | 2016-10-18T12:35:40Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15031 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|