Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15025
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_WellingtondeAlmeidaFelinto_tcc.pdf273,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do comércio exterior do Estado de Pernambuco no período 2008-2014 : concentração, perfil e estrutura
Autor(es): Felinto, Wellington de Almeida
Orientador(es): Mendes, Krisley
Assunto: Exportação
Comércio exterior
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 17-Out-2016
Referência: FELITO, Wellington de Almeida. Avaliação do comércio exterior do Estado de Pernambuco no período 2008-2014: concentração, perfil e estrutura. 2016. 55 f. il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: As exportações do estado de Pernambuco ocuparam – em 2013, segundo Aliceweb (2016) - o 3º lugar das exportações da Região Nordeste. Assim, buscou-se investigar a competividade de seu comércio exterior no período de 2008 a 2014. Nesse processo de mensuração, utilizaramse dados disponibilizados pela SECEX, que é subordinada ao MDIC, por meio do sistema ALICEWEB. A partir disso, calcularam-se o índice de concentração por produto (ICP), o índice de contração por destino (ICD), o índice das vantagens comparativas reveladas simétrico (IVCRS), o índice de comércio intraindústria (ICI) e o grau de abertura (GA). Nos cálculos dos índices de concentração, verificou-se relativa concentração tanto por produtos como por destinos; nos do IVCRS, para o ano de 2014, observaram-se vantagens comparativas reveladas simétricas para exportação de produtos manufaturados oriundos das indústrias têxtil, petroquímica, química e elétrica; nos do ICI, constatou-se que o comércio internacional de Pernambuco é do tipo interindústria; nos do GA, observou-se abertura crescente da economia pernambucana ao comércio internacional no período de 2010 a 2013.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.