Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de | - |
dc.contributor.author | Leite, Juliana Barros | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Juliana Barros. Redes de políticas públicas: formulação do Plano Nacional de Educação – 2014-2024.2016. 69 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas )—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O segundo Plano Nacional de Educação foi marcado por um processo de debates e discussões longas e alguns conflitos entre Congresso e Executivo, como a questão de 10% do PIB para educação. Seu processo durou cerca de dois anos até todas as arenas envolvidas estivessem de comum acordo para que fosse realizada a formulação de uma lei que beneficie a sociedade. Esta pesquisa analisou o processo de formulação do PNE 2014-2024 relacionando a influência dos atores e sua participação em tal processo. Foram abordados assuntos como conceito de política pública, redes de políticas públicas, redes de atores da educação e políticas educacionais no Brasil. O trabalho foi realizado através de registros documentais das participações dos atores tais como notas taquigráficas das audiências públicas ocorridas em todo o processo da lei, análises documentais, entrevistas com consultores legislativos, e emendas enviadas para o escopo da lei. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, pois faz levantamento de dados que buscam compreender a interação e comportamento dos atores envolvidos e possui caráter exploratório e descritivo. A partir da metodologia utilizada foi possível descobrir a real influência e importância dos atores no processo de formulação e ainda compreender um pouco como a rede de atores da educação está estruturada e seus participantes.
Palavras-chave: Plano Nacional de Educação. Redes de Políticas Públicas. Rede de atores na educação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano Nacional de Educação (PNE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.title | Redes de políticas públicas : formulação do Plano Nacional de Educação – 2014-2024 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-13T11:28:20Z | - |
dc.date.available | 2016-10-13T11:28:20Z | - |
dc.date.submitted | 2016-07-01 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14984 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
|