Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14965
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IvaneteFerreiraDaCostaValverde_tcc.pdf942,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da literatura para a formação do caráter do leitor
Autor(es): Valverde, Ivanete Ferreira da Costa
Orientador(es): Silva, Maria Marlene Rodrigues da
Assunto: Literatura - estudo e ensino
Leitura
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 11-Out-2016
Referência: VALVERDE, Ivanete Ferreira da Costa. A influência da literatura para a formação do caráter do leitor. 2015. [44] f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Ipatinga-MG, 2015.
Resumo: Esta monografia tem por objetivo analisar as aulas de literatura nas escolas de Ipatinga, a fim de investigar como acontece a interação do aluno com o livro, através de autores que discorrem sobre os papeis do leitor, do livro e do autor na atividade de leitura. A escolha deste tema foi motivada pela observação da necessidade de se pensar em uma aula de literatura voltada para essa interação. Nessa perspectiva, este trabalho traz a seguinte questão investigativa: Como funcionam as aulas de literatura na Escola Municipal Vilma de Faria Silva? Neste sentido, os dados que embasam este trabalho foram recolhidos através da pesquisa qualitativa que foi feita por meio da entrevista estruturada, com a análise de questionários respondidos pela turma pesquisada e pela professora regente. A conclusão a que cheguei com o trabalho foi de que ainda existe um longo caminho a ser percorrido no que diz respeito às aulas de literatura, mas que poderá ser vencido com êxito se respeitados todos os papeis envolvidos nessa rica prática que é a leitura. Para futuras pesquisas aponto a necessidade de se desenvolver métodos para aplicação dessas práticas em sala de aula.
Abstract: This paper aims to examine the literature classes in schools in Ipatinga, in order to investigate how the interaction happens the student with the book, by authors who talk about the roles of the reader, the book and the author's reading activity. The choice of this theme was motivated by the observation of the need to think of a literature class focused on this interaction. From this perspective, this work brings the investigative question: How do literature classes at the Municipal School Vilma de Faria Silva? In this sense, the data that support this study were collected through qualitative research that was done through structured interviews, with the questionnaire analysis answered the searched class and the regent teacher. The conclusion I came to work was that there is still a long way to go with regard to literature classes, but that can be overcome successfully if respected all roles involved in this rich practice that is reading. For future research point out the need to develop methods for applying these practices in the classroom.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons