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Título: Reflexões sobre as implicações das mudanças inseridas no Programa Brasil Alfabetizado com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)
Autor(es): Silva, Andréia Rodrigues da
Orientador(es): Kipnis, Bernardo
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação e Estado
Política social
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 11-Fev-2011
Referência: SILVA, Andréia Rodrigues da. Reflexões sobre as implicações das mudanças inseridas no Programa Brasil Alfabetizado com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). 2008. 42 f. Monografia (Especialização em Gestão de Programas e Projetos Educacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa que aborda a temática da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, enfocando as implicações das mudanças inseridas no Programa Brasil Alfabetizado (PBA) com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) lançado em 2007, tendo sido utilizado o método de pesquisa exploratória com coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica e documental corroborando com as opiniões de técnicos de dois órgãos gestores do programa, o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os resultados da pesquisa mostram que as mudanças implicaram numa ampliação do número de pessoas atendidas, devido, dentre outras questões, às exigências de maior envolvimento dos entes federados, ou seja, da maior responsabilização dos municípios, estados e dos demais parceiros envolvidos no programa. Mas, ainda há um longo caminho a ser percorrido, necessitando de mais recursos, mais controle, comprometimento e conscientização dos agentes.
Abstract: This work is a study that addresses the theme of the Youth and Adult Education (EJA) in Brazil, focusing on the implications of the changes included in the Program Literate Brazil (PBA) with the Education Development Plan (EDP) launched in 2007, having been the method of survey to collect data by means of literature and documents corroborating the views of technical managers of the two bodies, the Ministry of Education (MEC) and the National Fund for the Development of Education (FNDE). The survey results show that the changes resulted in an increase in the number of people attending, because, among other issues, the demands for greater involvement of the federal entities, that is, the greater responsibility of municipalities, states and other partners involved in the program. But there is still a long way to be covered, requiring more resources, more control, commitment and awareness of the agents.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1495
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