Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14936
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JamiliBatistadeMatos_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito da aplicação de ácido indolbutírico na estaquia de maracujá-azedo
Autor(es): Matos, Jamili Batista de
Orientador(es): Pires, Márcio de Carvalho
Assunto: Maracujazeiro - cultivo
Plantas - propagação
Data de apresentação: Jul-2016
Data de publicação: 5-Out-2016
Referência: MATOS, Jamili Batista de. Efeito da aplicação de ácido indolbutírico na estaquia de maracujá-azedo. 2016. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O maracujazeiro-azedo (Passiflora edulis Sims) compreende cerca de 95% de todo o maracujá plantado no Brasil. Apesar do Brasil ser o líder mundial na produção de maracujá, a produtividade brasileira ainda é baixa, alcançando aproximadamente 14t/ha no ano de 2013. Atualmente, os pomares de maracujá, em sua totalidade, são estabelecidos com mudas obtidas via sementes, entretanto, a fim de reverter essa baixa produtividade e outras situações que comprometem a expansão do cultivo desta cultura, propõe-se a propagação via estaquia, selecionando melhores matrizes de alta qualidade e produtividade. A aplicação exógena de auxinas tem se mostrado de grande utilidade para a melhoria na produção de inúmeras plantas frutíferas. Dentro deste grupo, o ácido indolbutírico (AIB) tem se mostrado eficiente em muitos casos na promoção do enraizamento. Para avaliar o enraizamento de P. edulis Sims, testou-se nesse experimento o efeito de diferentes concentrações de ácido indolbutírico (0, 500 e 1000 mg L-1) em seis progênies de maracujazeiro-azedo (MAR 20 # 41, MAR 20 # PL1, GIGANTE AMARELO PL1, MAR 20 # 34 F2, MAR 20 # 24 PL1 e MAR 20 # 12 PL1), oriundas de programa de melhoramento genético. A aplicação do ácido indolbutírico melhorou o desempenho das progênies testadas para todas as características avaliadas (retenção foliar, formação de calo, potencial de enraizamento, número de estacas enraizadas, porcentagem de estacas enraizadas e número de brotações). Contudo, no tratamento correspondente a aplicação da dose de 500 mg L-1 de AIB, foram observados os melhores resultados de modo geral. Todas as progênies apresentaram respostas diferentes aos tratamentos propostos, evidenciando como a interação progênie versus concentração é determinante para o resultado final.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons