Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14929
Título: | O processo de democratização do ensino superior no Brasil : programas federais de acesso e permanência |
Autor(es): | Barbosa, Patrícia Nunes |
Orientador(es): | Santos, Carolina Cassia Batista |
Assunto: | Ensino superior Programas sociais Serviço social escolar Estudantes - programas de assistência |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 5-Out-2016 |
Referência: | BARBOSA, Patrícia Nunes. O processo de democratização do ensino superior no Brasil: programas federais de acesso e permanência. 2015. 65 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esse trabalho de conclusão de curso faz a análise acerca do processo de democratização do ensino superior brasileiro, por meio dos programas e iniciativas federais de acesso, inclusão e permanência, a partir dos anos iniciais do século XXI (2000-2013). Para a realização do estudo, a metodologia utilizada foi análise bibliográfica e documental, com caráter exploratório. No primeiro capítulo é apresentada uma breve recapitulação do histórico do ensino superior no Brasil, apontando os principais acontecimentos que contribuíram para a expansão e o desenvolvimento desse nível de ensino no país. No capítulo seguinte é apresentada a análise a respeito do acesso à educação de nível superior, na qual as seguintes dimensões são discutidas: ingresso, permanência e qualidade na formação. No último capítulo, são apresentados os atuais programas e iniciativas federais de acesso e permanência. É realizada a análise comparativa de dados, na tentativa de demonstrar a influência desses programas no processo de democratização do ensino superior. A partir dos resultados obtidos, foi possível verificar que os programas e iniciativas federais de acesso e permanência têm contribuído em grande parte para o processo de democratização do ensino superior no Brasil. Pessoas que em algumas décadas atrás não teriam condições, principalmente financeira, de ingressar na educação superior, hoje possuem maior possibilidade de acesso a esse nível de ensino. Porém, ainda existem alguns problemas, e o principal deles é a demanda maior que a oferta, e muitos dos que se inserem na vida acadêmica não conseguem ter todos os acessos necessários para concluir o curso de nível superior, o que gera um elevado número de evasões. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015. |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons