Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14915
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LudmilaBravimdaSilva_tcc.pdf637,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo terminológico na área de medicina obstétrica : problemática da comunicação médico - paciente
Autor(es): Silva, Ludmila Bravim da
Orientador(es): Pires, Flávia de Oliveira Maia
Assunto: Linguística
Linguagem médica
Terminologia
Gravidez
Parto (Obstetrícia)
Obstetrícia - terminologia
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Out-2016
Referência: SILVA, Ludmila Bravim da. Estudo terminológico na área de medicina obstétrica: problemática da comunicação médico - paciente. 2015. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo linguístico feito com base em pesquisa terminológica voltada exclusivamente para a área da Medicina Obstétrica. Foi feita a coleta e análise de corpus no âmbito da linguagem especializada com o objetivo de criar um glossário para registrar termos e respectivas variações na área da medicina obstétrica e os léxicos usados na língua comum que, possivelmente, descrevem o mesmo evento. A coleta do corpus foi delimitada entre o teste de gravidez (BhCG) e o parto (tipo de parto), em uma gestação normal, tomando por base: a) o cartão da gestante do sistema público de saúde, especificamente do Hospital Universitário de Brasília (HUB); b) os exames laboratoriais; c) exames ecográficos. O corpus e suas definições têm como eixo pesquisa virtual em sites e artigos acessíveis que buscam tratar especificamente da área de Medicina Obstétrica. Além disso, o trabalho busca elucidar gestantes a respeito dessa linguagem específica que descreve procedimentos e termos científicos do universo da Medicina Obstétrica, trazendo maior compreensão da vivência das mulheres durante a gestação.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Graduação em Linguística, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons