Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14914
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RoseliAparecidaMarquesCarvalho_tcc.pdf222,69 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRamos, Ana Adelina Lôpo-
dc.contributor.authorCarvalho, Roseli Aparecida Marques-
dc.identifier.citationCARVALHO, Roseli Aparecida Marques. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. 2015. 20 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Ipatinga-MG, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO tema central desta pesquisa é um estudo sobre o ensino da gramática nas escolas relativo às normas e usos na língua portuguesa. A opinião dos teóricos comprovou a existência da variação na linguagem comprometendo o uso de regras gramaticais no ensino. Foram analisados dados da área da educação, coletados em pesquisas bibliográficas e entrevista a um professor, por meio dos quais se evidenciou a variação no uso da gramática nas escolas, em que tal variação ocorre pelo uso da língua em diferentes contextos, baseados nos conhecimentos da língua materna. A ação do ensino da gramática nas escolas apropria-se também dos conhecimentos das regras gramaticais para o ensino da norma padrão usadas em diversas situações formais, vivenciadas pelo usuário da língua portuguesa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordVariação linguísticapt_BR
dc.titleQue gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2016-10-04T19:25:41Z-
dc.date.available2016-10-04T19:25:41Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14914-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The central theme of this research is the study of grammar teaching in schools, standards and practices in Portuguese. The opinion of theorists proved the existence of the variation in language committing the use of grammar rules in teaching. Education area data were analyzed, collected in library research and interview a teacher, by means of which highlighted the variation in the use of grammar in schools in which such variation occurs by the use of language in different contexts, based on knowledge of mother tongue. The action of the teaching of grammar in schools appropriates also knowledge of grammar rules for the standard norm of teaching used in various formal situations experienced by the users of this.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons