Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14907
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AlexandreYujiArnorYamamoto.pdf1,5 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Manejo da Plutella xylostella (lepidóptera : plutellidae) na cultura do repolho (Brassica oleracea var. capitata) com a utilização de cultivo consorciado
Autor(es): Yamamoto, Alexandre Yuji Arnor
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Coorientador(es): Silva, Cláudio Augusto Rodrigues da Silva
Assunto: Hortaliças
Pragas agrícolas - controle
Repolho - doenças e pragas
Data de apresentação: Jul-2016
Data de publicação: 4-Out-2016
Referência: YAMAMOTO, Alexandre Yuji Arnor. Manejo da Plutella xylostella (lepidóptera: plutellidae) na cultura do repolho (Brassica oleracea var. capitata) com a utilização de cultivo consorciado. 2016. x, 24 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do cultivo consorciado no manejo da traça-das-crucíferas na cultura do repolho. O experimento foi realizado na área de produção de hortaliças da Fazenda Água Limpa (FAL), Universidade de Brasília (UnB), no período de junho a agosto de 2015. O delineamento foi blocos ao acaso, com sete tratamentos em quatro repetições. Os tratamentos foram: monoculturas de repolho; alface e rabanete; consórcios duplos de repolho e alface; repolho e rabanete e alface e rabanete; consórcio triplo de repolho, alface e rabanete. Foi avaliado o número de furos da traça-das-crucíferas nas plantas de repolho, semanalmente, durante dez semanas e foi atribuída nota à cabeça de repolho em função da infestação do inseto no momento da colheita. Foram avaliadas oito plantas por parcela. O consórcio duplo de repolho com rabanete foi o arranjo mais eficiente no controle da traça-das-crucíferas, apresentando menor média de furos do inseto, diferindo das médias dos demais tratamentos. Neste tratamento, o nível de controle (NC) foi alcançado em apenas uma das dez avaliações, quando comparado aos demais tratamentos onde o NC foi observado em pelo menos três datas. Não houve diferença ente os tratamentos para as notas atribuídas às cabeças de repolho. Foi verificada baixa infestação da praga.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons