Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14890
Arquivos neste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_PricilaTatianaAraujoLeite_tcc.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | ver/abrir |
Registro completo
Campo Dublin Core | Valor | Língua |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Freitas Filho, José Fernando Marques de | - |
dc.contributor.author | Leite, Pricila Tatiana Araújo | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Pricila Tatiana Araújo. Os jogos teatrais como recurso pedagógico: relato de experiência na Escola Parque 313/314 Sul. 2016. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente texto apresenta a reflexão sobre a experiência vivida em sala de aula, na fase ainda de estágio, fazendo uso dos Jogos Teatrais como recurso pedagógico. Tem como objetivo demonstrar, através da descrição do processo pessoal, como o uso do método Jogos Teatrais altera a rotina, tornando a aula mais atraente e, nem por isso, sem seriedade. A metodologia utilizada envolverá observação sistemática e pesquisa experimental. Para tal, faço uma relação dos Jogos Teatrais com o ensino teórico, apenas pelo fato de o jogo ter o poder de nos obrigar a ter foco naquilo que estamos fazendo, tendo assim, como consequência, um aprendizado mais harmônico e envolvente. Antes de adentrar o mundo lúdico do jogo e, particularmente, do jogo teatral, abordo um posicionamento político acerca do teatro na pedagogia. A partir da análise percorrida a cada jogo selecionado, identifico o porquê daquele jogo, a experiência e o resultado – sempre baseada em diálogo com os alunos envolvidos. Por fim, concluo fazendo uma reflexão acerca do processo do ensino de teatro nas escolas brasileiras. A importância do esforço do docente em fazer algo diferente, com o foco voltado para a atenção do aluno em sala de aula. Observo os resultados dessa pesquisa experimental de como os jogos atraem o olhar, o interesse do aluno e como isto pode ser um diferencial para um ensino de mais qualidade. Escolhi experimentar esse universo por acreditar que é um caminho que abre infinitas possibilidades para ministrar aulas de teatro ou não. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes cênicas - ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos teatrais | pt_BR |
dc.title | Os jogos teatrais como recurso pedagógico: relato de experiência na Escola Parque 313/314 Sul | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-03T16:38:46Z | - |
dc.date.available | 2016-10-03T16:38:46Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14890 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas |
Este item está licenciado na Licença Creative Commons