Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14890
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PricilaTatianaAraujoLeite_tcc.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFreitas Filho, José Fernando Marques de-
dc.contributor.authorLeite, Pricila Tatiana Araújo-
dc.identifier.citationLEITE, Pricila Tatiana Araújo. Os jogos teatrais como recurso pedagógico: relato de experiência na Escola Parque 313/314 Sul. 2016. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente texto apresenta a reflexão sobre a experiência vivida em sala de aula, na fase ainda de estágio, fazendo uso dos Jogos Teatrais como recurso pedagógico. Tem como objetivo demonstrar, através da descrição do processo pessoal, como o uso do método Jogos Teatrais altera a rotina, tornando a aula mais atraente e, nem por isso, sem seriedade. A metodologia utilizada envolverá observação sistemática e pesquisa experimental. Para tal, faço uma relação dos Jogos Teatrais com o ensino teórico, apenas pelo fato de o jogo ter o poder de nos obrigar a ter foco naquilo que estamos fazendo, tendo assim, como consequência, um aprendizado mais harmônico e envolvente. Antes de adentrar o mundo lúdico do jogo e, particularmente, do jogo teatral, abordo um posicionamento político acerca do teatro na pedagogia. A partir da análise percorrida a cada jogo selecionado, identifico o porquê daquele jogo, a experiência e o resultado – sempre baseada em diálogo com os alunos envolvidos. Por fim, concluo fazendo uma reflexão acerca do processo do ensino de teatro nas escolas brasileiras. A importância do esforço do docente em fazer algo diferente, com o foco voltado para a atenção do aluno em sala de aula. Observo os resultados dessa pesquisa experimental de como os jogos atraem o olhar, o interesse do aluno e como isto pode ser um diferencial para um ensino de mais qualidade. Escolhi experimentar esse universo por acreditar que é um caminho que abre infinitas possibilidades para ministrar aulas de teatro ou não.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicas - ensinopt_BR
dc.subject.keywordTeatro na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordJogos teatraispt_BR
dc.titleOs jogos teatrais como recurso pedagógico: relato de experiência na Escola Parque 313/314 Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2016-10-03T16:38:46Z-
dc.date.available2016-10-03T16:38:46Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14890-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons