Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14876
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_VeraLuciaPimentadeMoura_tcc.pdf3,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Pontezinha : “terra de herdeiros”, “território” dos Pereira Braga
Autor(es): Moura, Veralucia Pimenta de
Orientador(es): Santos, Carlos Alexandre Barbosa Plínio dos
Assunto: Organização social
Comunidades tradicionais
Herança e sucessão
Etnografia
Data de apresentação: 28-Jul-2016
Data de publicação: 30-Set-2016
Referência: MOURA, Veralucia Pimenta de. Pontezinha: “terra de herdeiros”, “território” dos Pereira Braga. 2016. 102 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A monografia começa pela descrição historiográfica da mineração aurífera no arraial de Santa Luzia, Goiás, no século XVIII, e situa a origem dos Pereira Braga no trabalho escravo em uma das lavras daquele município. Prossegue com a pesquisa etnográfica do seu cotidiano e das memórias de pessoas que nos levaram a refazer a sua trajetória no tempo e no espaço e a chegar com eles, uma vez libertos, até à Pontezinha, por volta de 1850 onde implantaram o seu “projeto camponês”, o qual persiste nos dias atuais, à revelia da BR 060, da nova capital Brasília e da UHE Corumbá IV. O nosso estudo mostra que foi a dinâmica circular deste “processo de territorialização” fundado na organização social e princípios morais camponeses produzidos e reproduzidos pela família que permitiu e permite aos Pereira Braga fazer face às mudanças impostas ao seu território pelos projetos mencionados e a se manterem diferenciados. Mostramos também a situação em que se encontra a regularização das suas terras, “terras de herdeiros” transformadas em “território” pela sua luta.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Curso de Graduação em Antropologia, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons