Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14874
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LuceliaSiqueiraFernandes_tcc.pdf375,64 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTakano, Yuko-
dc.contributor.authorFernandes, Lucélia Siqueira-
dc.identifier.citationFERNANDES, Lucélia Siqueira. Ensaio pedagógico: o vídeo didático “Bombas de Hiroshima e Nagasaki” como elemento integrador para o ensino. 2016. xi, 63 f., il. Monografia (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Curso de Letras: Língua e Literatura Japonesa, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi direcionado ao uso dos meios comunicacionais, especificadamente, sobre a reprodução de vídeos para fins educacionais. Foi apresentado um breve estudo sobre a utilização de vídeo blogs como técnica complementar de ensino-aprendizagem, na área de cultura e história japonesa, com aplicação apenas dentro da sala de aula. A pesquisa foi de cunho exploratório que faz uso de um estudo de caso, com alunos da Universidade de Brasília, matriculados na matéria obrigatória para o curso de letras-japonês, Sociedade Japonesa Contemporânea. Foi implementado o vídeo “A bomba de Hiroshima e Nagasaki”, produzido exclusivamente para este trabalho, visando um ensino diferente do habitual em sala de aula, buscando descobrir se a utilização do vídeo é capaz de otimizar o ensino-aprendizagem do conteúdo. Objetivamos também, identificar os pontos favoráveis e desfavoráveis do uso do vídeo blog como recurso didático, através de observação e notas de campo da aplicação, questionários e entrevistas com os participantes. Foi apresentado uma breve pesquisa sobre a importância do uso de recursos tecnológicos no ambiente escolar, um apanhado geral sobre a origem dos vídeo blogs e sua possibilidade de uso no ensino. Portanto, espera-se que esse trabalho propicie uma reflexão por parte dos professores, quanto a aproximação dos meios multimidiáticos aos conteúdos apresentados, a fim de possibilitar um ambiente mais rico, otimizando o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subject.keywordJapão - históriapt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordVídeo-aulaspt_BR
dc.titleEnsaio pedagógico : o vídeo didático “Bombas de Hiroshima e Nagasaki” como elemento integrador para o ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2016-09-30T16:23:06Z-
dc.date.available2016-09-30T16:23:06Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14874-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This monograph was direct the use of communication medias, specifically, about playing videos for educational purposes. A brief study on the use of video blogs as a complementary technique of teaching and learning was present in the area of culture and Japanese history, applying only within the classroom. The research was an exploratory nature that makes use of a case study, with students from the University of Brasilia, enrolled in a compulsory subject for the course of Japanese- letters, Japanese Contemporary Society. It was implemented the video “A bomba de Hiroshima e Nagasaki”, produced exclusively for this monograph, aiming at a different standard teaching in the classroom, trying to find out if the use of the video is able to optimize the teaching-learning content. We aim also to identify the favorable and unfavorable points of the use of video blog as a teaching resource, through observation and application of field notes, questionnaires and interviews with the participants. A brief survey on the importance of using technological resources in the school environment, an overview of the origin of the video blogs and their possible use in teaching was present. Therefore, it was expect that this monograph foster reflection by teachers, as the approach of multimediatic purpose to our contents, in order to provide a richer environment, optimizing the teaching-learning process.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons