Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freitas, Sérgio Antônio Andrade de | - |
dc.contributor.author | Assunção, Wilker Mesquita de | - |
dc.identifier.citation | ASSUNÇÃO, Wilker Mesquita de. Ambiente de aprendizagem gamificado para ensino de algoritmos. 2016. 90 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A utilização de softwares vem se tornando cada vez mais populares na sociedade como um todo, o mesmo pode ser dito para ambientes de aprendizagem virtual. Os métodos de ensino e aprendizagem vêm evoluindo juntamente com os avanços da tecnologia, novas técnicas surgem com o intuito de tirar cada vez mais proveito desses avanços com o fim de melhorar o ensino e aprendizagem. Este trabalho traz a adaptação de um ambiente virtual de aprendizado para ensino de algoritmos, utilizando técnicas de Gamificação proposta por Yukai Chou juntamente com os métodos pedagógicos propostos por Salman Khan. O ambiente de aprendizado virtual Moodle foi estruturado com um curso de algoritmos inteiramente gamificado, utilizando como suporte os softwares Funifier e Scratch. O curso online tem duração de 1 mês, dividido em tarefas semanais que ensinam contextos básicos de algoritmos computacionais, trazendo elementos consolidados no campo da gamificação, a exemplo dos pontos, medalhas e classificações. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ambientes virtuais de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gamificação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Algoritmos | pt_BR |
dc.title | Ambiente de aprendizagem gamificado para ensino de algoritmos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-30T14:29:02Z | - |
dc.date.available | 2016-09-30T14:29:02Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14870 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Using software has become even more popular in the general society, we can say the same to the virtual learning environments. The teaching methods are evolving along with the technological advances, new techniques arises with the intention of taking more and more advantage of these advances in order to improve the learning and teaching. This work brings an adaptation of a virtual learning environment to teach algorithms, using techniques of gamification proposed by Yukai Chou alongside the pedagogics methods proposed by Salman Khan. The Moodle virtual learning environment was structured with the course complete gamified, using as support the Funifier and Scratch Softwares. The online course has the duration of 1 month, divided in weekly tasks that teach basic concepts of computational algorithm, bringing consolidated elements in the field of gamification, for example points, badges and leaderboards. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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