Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Serrano, Milene | - |
dc.contributor.author | Ramalho, Carolina Barros | - |
dc.identifier.citation | RAMALHO, Carolina Barros. Máquina de raciocínio lógico para tomada de decisões estratégicas em robótica educacional. 2016. 95 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A robótica está cada vez mais inserida no âmbito educacional, desde a escola até a universidade, proporcionando aos alunos uma experiência única de aprendizagem. Com o lançamento do kit LEGO Mindstorms, a robótica ficou cada vez mais interessante aos olhos dos jovens, pois montar um robô com sensores, motores e programá-lo ficou mais acessível. Ao se popularizar, o kit LEGO Mindstorms tornou-se um dos principais integrantes dos torneios de robótica, até chegar ao ponto de existirem torneios somente para ele, como o Torneio de Robótica FIRST LEGO League. Nesses torneios, a maior preocupação é conseguir ganhar a maior quantidade de pontos possíveis em um espaço de tempo relativamente curto, sendo necessária a elaboração de estratégias para otimizar o gasto do tempo. O objetivo desse trabalho é a criação de uma máquina de raciocínio para otimizar o ganho de pontos, durante a quantidade de tempo estabelecida, priorizando, dentre as missões não realizadas, quais devem ser executadas pelo robô. Este trabalho será open-source, desenvolvido na linguagem de programação Prolog, e testado no robô LEGO Mindstorms NXT, por meio de uma conexão bluetooth. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizado do computador | pt_BR |
dc.title | Máquina de raciocínio lógico para tomada de decisões estratégicas em robótica educacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-30T13:06:34Z | - |
dc.date.available | 2016-09-30T13:06:34Z | - |
dc.date.submitted | 2016-07-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14865 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Serrano, Maurício | - |
dc.description.abstract1 | The robotics is more and more inserted in the education extent, since the school until the university, providing to the pupils a single learning experience. With the launch of the kit LEGO Mindstorms, the robotics is more and more interesting to the young people’s eyes, because to mount a robot with sensors, motors and to plan it is more accessible. With its popularizing, the kit LEGO Mindstorms became one of the main integrants of the tournaments of robotics, until reaching the point of create tournaments only for it, like the Tournament of Robotics FIRST LEGO League. In these tournaments, the biggest preoccupation is to win the biggest quantity of possible points in short time, and it’s necessary the preparation of strategies to optimize the waste of the time. Through the dynamic programming, the objective of this work is the creation of a machine of reasoning to optimize to the profit of points during the established quantity of time, prioritizing, among the missions that weren’t realized, those that must be executed by a robot. This work will be open-source, developed in the language of programming Prolog, and tested in the robot LEGO Mindstorms NXT, through a connection bluetooth. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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