Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1481
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_FabianadaSilveiraCaputo.pdf447,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mudanças ocorridas pela implantação de universidade corporativa no setor elétrico brasileiro : a percepção de seus empregados
Autor(es): Caputo, Fabiana da Silveira
Orientador(es): Vargas, Miramar Ramos Maia
Assunto: Desenvolvimento organizacional
Educação corporativa
Universidade corporativa
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 9-Fev-2011
Referência: CAPUTO, Fabiana da Silveira. Mudanças ocorridas pela implantação de universidade corporativa no setor elétrico brasileiro: a percepção de seus empregados. 2008. 57 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral estudar as mudanças organizacionais decorrentes da implantação de uma universidade corporativa. Os objetivos específicos foram: a) Investigar, na percepção dos empregados de uma empresa pública do setor elétrico brasileiro, se ocorreram mudanças organizacionais com a implantação da universidade corporativa; b) fornecer subsídios à organização pesquisada sobre o processo de consolidação da sua universidade corporativa. A pesquisa foi conduzida na empresa “Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A” – Eletronorte e utilizou a técnica de “survey”, com aplicação da “Escala de percepção de mudança organizacional causada pela introdução de universidade corporativa (UC)”. Participaram da pesquisa 270 sujeitos. O instrumento foi disponibilizado em formato eletrônico com a utilização do Software Lime Survey, na página da Universidade Corporativa Eletronorte (Ucel), e as respostas criaram um arquivo que, posteriormente, foi transferido para o banco de dados do Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados apontaram que, dos quatros fatores do instrumento, dois obtiveram médias acima de 4,00 - “Estímulo à educação continuada” e “Estabelecimento de parcerias entre a organização e instituições de ensino”. Foram encontradas correlações significativas entre algumas variáveis demográficas e os fatores que formavam o instrumento. Os resultados encontrados se mostraram mais otimistas do que alguns relatados pela literatura com relação às mudanças organizacionais causadas pela implantação de universidades corporativas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1481
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.