Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14774
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RosimeryTeixeiraAssuncao_tcc.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Releitura de fotografias de Sebastião Salgado por meio do desenho nas aulas de artes visuais com alunos do ensino fundamental
Autor(es): Assunção, Rosimery Teixeira
Orientador(es): Cordeiro, Marisa Araújo
Assunto: Desenho
Arte - estudo e ensino
Salgado, Sebastião, 1944-
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Set-2016
Referência: ASSUNÇÃO, Rosimery Teixeira. Releitura de fotografias de Sebastião Salgado por meio do desenho nas aulas de artes visuais com alunos do ensino fundamental. 2015. 21 f, il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a releitura como processo didático nas aulas de Artes Visuais. Existe uma polêmica entre a releitura e a cópia. Diante disso podemos questionar: A partir das estratégias pedagógicas utilizadas pelo professor da Instituição, quais as diferenças intrínsecas que evidenciam a diferença entre essas propostas? Quais as estratégias pedagógicas utilizadas pelo professor da Instituição, na qual fica evidenciada a diferença entre essas propostas? E tivemos como objetivo da pesquisa discriminar as estratégias que os professores adotam no processo ensino-aprendizagem sobre releitura. Para isso, foi desenvolvida uma oficina com alunos da Legião da Boa Vontade de Ipatinga, Minas Gerais, a partir de uma metodologia qualitativa, utilizando-se de uma oficina, como proposta prática a releitura de quatro fotografias selecionadas de Sebastião Salgado por meio da linguagem do desenho. A didática adotada pelo professor valeu-se de uma apresentação da biografia de Sebastião Salgado, suas obras, uma introdução sobre o desenho e releitura, utilizando de aula dialogada e recurso audiovisual oral, estes, contribuíram para a percepção e análise prévia da obra de Sebastião Salgado, bem como a diferença entre a cópia e a releitura. Após, os alunos receberam cópias das quatro fotografias selecionadas do artista e o material (papel e lápis) para a produção da releitura. Como resultado, o trabalho proporcionou aos alunos a percepção do sentido da obra e do fazer artístico, instigando-os ao senso crítico por meio da observação das fotografias do artista, despertando a criatividade e a valorização da linguagem do desenho, enquanto releitura. Concluímos que, todo o trabalho, bem como a fundamentação teórica desenvolvida, trouxe reflexões sobre a importância do desenho enquanto releitura e sua dimensão em novas linguagens como prática pedagógica no ensino de Artes Visuais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Programa UAB, Instituto de Artes – IDA, Departamento de Artes Visuais, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons