Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14755
Título: | Interdisciplinaridade em questões do ENEM de 2009 a 2015 da área de Ciências da Natureza |
Autor(es): | Azevedo, Marcelo dos Santos |
Orientador(es): | Santos, Wildson Luiz Pereira dos |
Coorientador(es): | Strieder, Roseline Beatriz |
Assunto: | Avaliação educacional - ensino médio Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Interdisciplinaridade |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 26-Set-2016 |
Referência: | AZEVEDO, Marcelo dos Santos. Interdisciplinaridade em questões do ENEM de 2009 a 2015 da área de Ciências da Natureza. 2015. iv, 141 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este é um estudo de proposta qualitativa, que teve por objetivo identificar as questões do ENEM da área de Ciências da Natureza (CN) referentes à disciplina de Química e analisar em que medida apresentam indicadores de caráter de interdisciplinaridade. Ainda que esse conceito seja polissêmico, há um consenso sobre a necessidade de fazer com que as diferentes áreas do conhecimento dialoguem entre si. Espera-se, com isso, superar a fragmentação e desarticulação dos saberes. Essa análise torna-se importante, pois contribui para melhor delimitar possíveis espaços para sua inserção na educação básica. Procurou-se a partir da proposta de entendimento do suporte epistemológico para a compreensão do tema. Como procedimento investigativo buscou perspectiva da análise de conteúdo de para a categorização das questões. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2015. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons