Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14745
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VanuzaSantosOliveiradeSouza_tcc.pdf1,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fotografia nas aulas de artes visuais do 2° ano do ensino médio por meio das obras de Sebastião Salgado
Autor(es): Souza, Vanuza Santos Oliveira de
Orientador(es): Assis, Sissa Aneleh Batista de
Assunto: Arte - estudo e ensino
Imagens - leitura
Salgado, Sebastião, 1944-
Fotografia documentária
Ensino médio
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 22-Set-2016
Referência: SOUZA, Vanuza Santos Oliveira de. Fotografia nas aulas de artes visuais do 2° ano do ensino médio por meio das obras de Sebastião Salgado. 2015. 32 f, il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Palmas-TO, 2015.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso versará acerca do tema: Fotografia nas aulas de Artes Visuais do 2° Ano do Ensino Médio por meio das obras de Sebastião Salgado. O presente trabalho é o resultado da aplicação de aulas teóricas e práticas realizadas na Escola Estadual Major Juvenal Pereira de Souza em Fortaleza do Tabocão-Estado no Tocantins. A problemática relacionada a esta pesquisa é como a fotografia documental artística pode aproximar arte e vida no ensino médio nas aulas de Artes Visuais, tendo como suporte as fotografias do artista Sebastião Salgado. Os objetivos do trabalho são conhecer parte da produção fotográfica documental de Sebastião Salgado, analisa-las e interpretá-las a fim de conhecer a estética por ele utilizada, reconhecer e identificar a fotografia documental deste artista como forma de preservação da memória coletiva. O trabalho foi fundamentado em livros, artigos, teses e documentários. Durante o desenvolvimento da pesquisa fez-se a leitura do Referencial Curricular de Arte para o Ensino Médio, utilizado pela referida escola como suporte para abordar os conteúdos curriculares. A partir disto, foram realizadas aulas de arte com o tema: “Fotografia documental de Sebastião Salgado”, no intuito de apresentar aos educandos uma breve história da fotografia, conceito da fotografia documental e a fotografia de Sebastião Salgado por meio de algumas imagens fotográficas do artista. O resultado deste trabalho pôde ser notado no desenvolvimento da reflexão crítica dos educandos por meio da análise das fotografias expostas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons