Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14744
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JoaoPauloAraujodosSantos_tcc.pdf2,05 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorChacon, Thiago Costa-
dc.contributor.authorSantos, João Paulo Araujo dos-
dc.identifier.citationSANTOS, João Paulo Araujo dos. Interferências fonético-fonológicas do espanhol no discurso de hispanofalantes aprendizes de português. 2016. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade De Brasília, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise contrastiva de alguns aspectos fonético-fonológicos do português e do espanhol, considerando-se os sons do português brasileiro produzidos por aprendizes falantes de espanhol como língua materna. O estudo buscou identificar as principais dificuldades dos participantes da pesquisa na produção dos sons do português e analisou especificamente a produção das vogais abertas, som de [z] e das vogais nasais em diferentes contextos fonológicos. As conclusões obtidas foram as seguintes: as interferências ocorreram em maior e menor grau a depender do grau de interlíngua do participante, ambos tenderam a pronunciar as vogais abertas como fechadas, as dificuldades na produção de [z] se deram de acordo com o nível de interlíngua do participante, e ambos apresentaram interferências na produção das vogais nasais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordFonéticapt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - fonologiapt_BR
dc.subject.keywordLíngua espanholapt_BR
dc.titleInterferências fonético-fonológicas do espanhol no discurso de hispanofalantes aprendizes de portuguêspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2016-09-22T18:12:40Z-
dc.date.available2016-09-22T18:12:40Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14744-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research aims to make a contrastive analysis of some phonetic-phonological aspects of Portuguese and Spanish, considering the sounds of Brazilian Portuguese produced by learners of Spanish as a first language. The study sought to identify the main difficulties of the survey participants in producing the sounds of Portuguese and specifically analyzed the production of open vowels, [z] sound and nasal vowels in different phonological contexts. The conclusions reached were: the interferences occurred in greater and lesser degree depending on the participant's level of Interlanguage, both tended to pronounce the open vowels as closed, the difficulties in the production of the [z] sound were given according to the participant's level of interlanguage, and both showed interferences in the production of nasal vowels.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons