Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Pedro Henrique Melo | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Marcelo Fernando Felix de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Marcelo Fernando Felix de. Análise de mercado: uma ferramenta de mapeamento de oportunidades de negócio em técnicas de Geomarketing e Aprendizado de Máquina. 2016. 101 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo é a elaboração de uma ferramenta quantitativa, baseada em
técnicas de Geomarketing e Aprendizado de Máquina, capaz de identificar
oportunidades de negócio e contribuir para o processo estratégico de escolha
locacional de uma rede de franquias, selecionando regiões que possuam uma alta
previsão de demanda e uma carência na oferta do produto. Além disso, realizou-se
uma análise qualitativa dos pontos comerciais selecionados com base em critérios
definidos no decorrer do trabalho. Essa previsão se dá pela construção de um
padrão de consumo, definido por um classificador, baseado nas características dos
indivíduos que costumam comprar o produto. Inicialmente, para um melhor
entendimento a respeito do assunto, foi feito um embasamento teórico abarcando os
principais conceitos sobre Geomarketing e Aprendizado de Máquina e suas
aplicações. Em seguida, para a demonstração dos resultados, optou-se pela
aplicação do método para o mercado de chocolates finos (Cacau-Show) no Distrito
Federal. As principais bases de dados utilizadas neste trabalho foram provenientes
da Pesquisa de Orçamentos Familiares e do Censo Demográfico, ambos
desenvolvidos pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Como
resultado, obteve-se o Gasto Padronizado , que indica o nível de demanda para
cada Setor Censitário, as informações georreferenciadas da concorrência, contendo
44 lojas que possuem como principal produto o chocolate fino, e as malhas digitais
do Distrito Federal. O cruzamento dessas informações permitiu a identificação das
oportunidades de negócio para o mercado de chocolates finos no Distrito Federal. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise de mercado : uma ferramenta de mapeamento de oportunidades de negócio em técnicas de Geomarketing e Aprendizado de Máquina | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-21T16:13:35Z | - |
dc.date.available | 2016-09-21T16:13:35Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14719 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Geomarketing | pt_BR |
dc.subject | Chocolate | pt_BR |
dc.subject | Negócios - estratégias | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aim of this study is to develop a quantitative tool, based on techniques of
Geomarketing and Machine Learning, able to identify business opportunities and
contribute to the strategic process of locational choice of a franchise network by
selecting regions that have a high forecast demand and a shortage in supply of the
product. In addition, there was a qualitative analysis of commercial sites selected
based on criteria set out in the course of work. This prediction is by building a pattern
of consumption, defined by a classifier based on the characteristics of individuals
who usually buy the product. Initially, for a better understanding of the subject, it was
made a theoretical framework covering the main concepts of geomarketing and
Machine Learning and its applications. Then, to the income statement, we opted for
the application of the method to the market of chocolates (Cacau-Show) in the
Distrito Federal. The main databases used in this study were from the Family
Expenditure Survey and the Population Census, both developed by the Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As a result, we obtained the Spent
Standardized (GP), which indicates the level of demand for each Census Sector, the
georeferenced information of competition, containing 44 shops that have the
chocolate as their main product, and digital maps of Distrito Federal. The crossing of
this information allowed the identification of business opportunities for the market of
chocolates in the Distrito Federal. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
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