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dc.contributor.advisorSales, Eric de-
dc.contributor.authorPereira Neto, João Vicente-
dc.identifier.citationPEREIRA NETO, João Vicente. Leituras sobre África: Aya de Yopougon de Marguerite Abouet no ensino da leitura e da cultura africana no ensino fundamental. 2015. ix, 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de promover a aplicação da Lei nº 10.639/2003 na aula de língua portuguesa por meio da literatura e assim favorecer a tomada de consciência e a formação de identidade racial de jovens estudantes do Distrito Federal. Para isso a metodologia aplicada envolveu a elaboração de uma sequência didática para doze aulas a ser aplicada em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental do Centro de Ensino Fundamental 05 de Sobradinho, no turno noturno e em regime de Educação de Jovens e Adultos. Inicialmente foi verificado que a Lei nº 10.639/2003 tem importância fundamental na formação da consciência das pessoas para a luta contra o racismo e a exclusão, verificamos também haver grande dificuldade dos professores em fazer cumprir essa lei. Os principais motivos envolvem a falta de formação e de materiais didáticos. Nesse sentido, buscamos trabalhar o conteúdo da lei, não apenas pela obrigatoriedade, mas pela relevância do tema, e tivemos como objeto o livro em quadrinho Aya de Yopougon de Marguerite Abouet, uma autora marfinense. Como instrumentos, foram utilizados um debate, um depoimento, um questionário e um texto criativo ou desenho. Os discursos produzidos nesses instrumentos foram analisados e comparados aos objetivos propostos. De maneira geral, notamos que a sequência didática foi profícua para introdução das/dos estudantes na cultura africana. Nota-se que houve dedicação à leitura, desenvolvimento de um discurso novo e próprio a respeito da África, assim como uma identificação cultural entre a cultura dos marfinenses apresentada no livro e a do Brasil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLeituras sobre África : Aya de Yopougon de Marguerite Abouet no ensino da leitura e da cultura africana no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-21T14:02:05Z-
dc.date.available2016-09-21T14:02:05Z-
dc.date.submitted2015-11-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14713-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectDiversidade na escolapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.description.abstract1This work presents a research that has the objective of promoting the application of the law 10.639/2003 in Portuguese classes based on literature and thus promote the awareness and racial identity formation of young students of the Distrito Federal-Brazil. For this, the methodology involved the preparation of a didactic sequence for twelve lessons to be applied in a group of 6th of the Basic Education at the “Centro de Ensino Fundamental 05 de Sobradinho”, at night classes and the Youth and Adult Education system. Initially it was remark that the Law 10.639/2003 is of fundamental importance in increasing the consciousness of the people to fight against racism and exclusion, we noted also it was very difficult for teachers to comply with this law. The main reasons involve a lack of training and teaching materials. In that sense, we tried to work out the content of the law, not just the because of the obligation, but also because of the relevance of the subject, and had as its object the comic book Aya of Yopougon Marguerite Abouet an Ivorian author. The instruments used were a debate, a statement, a questionnaire and a creative text or draw. The speeches produced these instruments were analyzed and compared to the proposed objectives. In general, we noted that the teaching sequence was profitable for the introduction of the students in African culture. We noted too that there was dedication to the reading, developing a new discourse and own about Africa, as well as a cultural identification between the culture of Ivoirians presented in the book with the Brazilian culture.pt_BR
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