Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1471
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_AlbanyOssege.pdf468,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação entre uso das regras de etiqueta e satisfação do trabalho : uma perspectiva interdisciplinar
Autor(es): Ossege, Albany
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Satisfação no trabalho
Relações humanas
Etiqueta social
Comportamento organizacional
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 9-Fev-2011
Referência: OSSEGE, Albany. Relação entre uso das regras de etiqueta e satisfação do trabalho: uma perspectiva interdisciplinar. 2009. 63 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: As relações interpessoais sempre foram motivo de estudo por várias áreas das Ciências Sociais, tendo em vista sua complexidade, ampliada pelos fatores externos que nelas intervêm. Vistas como integrantes de um sistema, essas relações não podem ser estudadas separadamente dele, o que justifica sua abordagem interdisciplinar, para atendimento a finalidades relacionadas, como a satisfação pessoal (aspecto psicológico), o bom andamento do serviço (aspecto organizacional e aspectos que neles interferem. Nessa perspectiva, com base em uma pesquisa de campo, este trabalho tem como objetivo identificar a associação entre o uso da etiqueta social e a satisfação no trabalho, como um reforço às relações interpessoais nesse ambiente. A abordagem teórica foi feita do ponto de vista interdisciplinar, como proposto, e os resultados da pesquisa de campo demonstraram, estatisticamente, a relação entre os dois fenômenos enfocados, confirmando a hipótese adotada nesse sentido.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1471
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.