Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14709
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ElieuzaBispoFernandes_tcc.pdf283,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reisados : o legado cultural para a sociedade canabravense
Autor(es): Fernandes, Elieuza Bispo
Orientador(es): Ferreira, Jane Farias Chagas
Assunto: Cultura popular
Identidade cultural
Festas religiosas
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 21-Set-2016
Referência: FERNANDES, Elieuza Bispo. Reisados: o legado cultural para a sociedade canabravense. 2015. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A celebração dos reisados na sociedade canabravense contribuiu na formação desse povoado e deixou um legado a essa gente. Rememorar a história, considerando as Folias de reis como patrimônio cultural foi o objetivo central do trabalho. Primeiro, buscou-se compreender a cultura e seu significado na vida do homem, como surgiu as Folias de reis, sua relação com as manifestações culturais e conhecersobre os três reis magos. Por meio de entrevistas com os cantadores de reis, buscou-se descrever essas Folias, trazendo, nas falas dos ilustres integrantes dos grupos cantadores canabravenses, o valor cultural que significava parao povo esses folguedos, dando vida a essaslembranças que jamais será morta. A escrita dessa história permitirá que ela atravesse gerações e permaneça no acervo das memórias dos cidadãos canabravenses que são os personagens mais importantes na formação de qualquer narração e da vida dessa comunidade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons