Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Alves, Cândida Beatriz | - |
dc.contributor.author | Pereira, Fátima dos Santos | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Fátima dos Santos. Projeto Político Pedagógico na escola: uma ferramenta necessária para o melhor desempenho no ensino-aprendizagem. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Constituição Federal e a LDB estabelecem novos fundamentos e estratégias para a organização e a gestão dos sistemas de ensino para as práticas do cotidiano escolar. Assim, entre os fundamentos da gestão democrática do ensino público, a LDB destaca a autonomia dos sistemas de ensino e de suas escolas. E como estratégias privilegiadas de gestão democrática são instituídas os conselhos de educação nos sistemas de ensino, e na gestão das escolas os conselhos escolares, sempre com a participação da comunidade. Dessa maneira, a gestão democrática da educação representa, ao mesmo tempo, impessoalidade e transparência, autonomia e participação, liderança e trabalho coletivo, representatividade e competência. Na defesa da gestão democrática e da autonomia da escola, é importante assegurar o desenvolvimento da formação plena dos alunos. A gestão democrática pressupõe a criação de mecanismo concreto de participação e de autonomia da escola e, ainda, o respeito aos diferentes atores da escola e suas manifestações e formas de organização. Ao promover a participação dos alunos, promovemos, também, a formação de sujeitos do conhecimento, ativos e envolvidos em dar sentido à sua vida, às suas experiências e relações sociais. Desse modo, a equipe gestora deve contribuir para a criação de espaços de participação dos alunos no cotidiano escolar. A atuação do gestor escolar é complexa abrange planejamento, direção, coordenação, mediação, monitoramento e avaliação das ações internas da escola e sua relação com a comunidade, além de sua articulação com setores oficiais da gestão educacional, para garantir à efetividade das ações educacional a promoção, a promoção da aprendizagem e formação dos alunos. O Projeto Político Pedagógico (PPP) tem como propósitos os aspectos teóricos e metodológicos, tais como: o perfil da comunidade escolar, a gestão das políticas, os processos de práticas educativas, a organização curricular e didático-pedagógica, a composição das instalações, a infraestrutura de serviços e a avaliação institucional. Refletir sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) com a comunidade escolar representou resgatar o sentido do fazer pedagógico da escola, por meio da ressignificação de cada profissional e a importância do papel de cada ser seja individualmente ou coletivamente envolvido no processo educacional. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Projeto Político Pedagógico na escola : uma ferramenta necessária para o melhor desempenho no ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-21T13:10:04Z | - |
dc.date.available | 2016-09-21T13:10:04Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14707 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar democrática | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
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