Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14706
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MaruskaFernandesMoreiraRios_tcc.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência de crenças religiosas de alunos das etapas iniciais da EJA na reprodução de valores que fomentam a desigualdade de gênero
Autor(es): Rios, Maruska Fernandes Moreira
Orientador(es): Veloso, Sainy Coelho Borges
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Discriminação de sexo contra as mulheres
Crença religiosa
Machismo
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 21-Set-2016
Referência: RIOS, Maruska Fernandes Moreira. A influência de crenças religiosas de alunos das etapas iniciais da EJA na reprodução de valores que fomentam a desigualdade de gênero. 2015. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho visou estabelecer relação entre machismo/misoginia sofridos pela mulher em nossa sociedade e as crenças religiosas (baseadas no Antigo Testamento) que fomentam tais valores manifestados por alunos das etapas iniciais da Educação de Jovens e Adultos. A partir dessa relação, pretendeu-se desconstruir mitos acerca de questões de gênero, através da valorização da mulher com a utilização de exemplos de passagens bíblicas do Novo Testamento e do estudo aprofundado da Lei Maria da Penha. A pesquisa intervenção trabalhou com uma turma de terceira etapa do primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola localizada numa região periférica do Distrito Federal, a Cidade Estrutural. Para se alcançar respostas, além da observação participativa, foi utilizado um questionário com perguntas fechadas, em sua maioria. As ações interventivas objetivaram levar os alunos à desconstrução de valores que inferiorizam a mulher, além de fornecer subsídios para que homens e mulheres lutem por uma sociedade mais igualitária e humana no que se refere às questões de gênero.
Abstract: This study aimed to establish the relationship between sexism / misogyny suffered by women in our society and religious beliefs (based on Old Testament) that promote such values as manifested by students of the initial stages of the Young and Adult Education. From this relationship, it was intended to deconstruct myths about gender issues through the empowerment of women using passages of the New Testament as example and in-depth study of the Maria da Penha Law. The research intervention worked with a group of third stage of the first segment of the Young and Adult Education, in a school located in a peripheral region of the Federal District, the Estrutural City. To achieve answers, as well as participant observation, we used a questionnaire with closed questions, mostly. The interventional actions aimed to bring students to the deconstruction of values that make the woman inferior , as well as providing support for men and women fight for a more equal society and human in relation to gender issues.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons