Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Steinke, Sabrina | - |
dc.contributor.author | Moreno, José David Campelo | - |
dc.identifier.citation | MORENO, José David Campelo. Integração dos alunos migrantes frente suas diversidades. 2015. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Integração dos alunos migrantes frente suas diversidades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-21T12:57:41Z | - |
dc.date.available | 2016-09-21T12:57:41Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14705 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Migração | pt_BR |
dc.subject | Integração social | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.description.abstract1 | A história do Brasil é marcada por décadas de migrações internas, que modificaram o panorama populacional do país. Neste o objeto de pesquisa é o aluno-migrante. Filhos de pessoas, que, por vezes, tiveram que passar pelo processo de desenraizamento original iniciado pelo movimento migratório, enfrentando um desencaixe espacial, causando-lhe um abalo na segurança existencial e identidade territorial. Definidos na pesquisa como alunos migrantes os filhos de migrantes, em idade escolar ou atrasados na escolaridade, que entre tantas situações novas, tem de ingressar em um novo contexto de aprendizado. Alunos migrantes estão sujeitos a diversas situações estressantes, de desgaste emocional, precisam se adaptar. Uma integração aliada com educação deve embasar no Programa Mundial de educação em Direitos Humanos (PMED/2005) e no Programa nacional de Educação em Direitos Humanos, fez refletir sobre o papel da escola como instituição promovedora de uma integração dos alunos migrantes, por meio de mecanismos pedagógicos. Neste sentido o presente estudo se propõe a: fazer uma análise de um projeto interventivo que busca integrar alunos migrantes; descobrir se os mecanismos pedagógicos adotados tiveram resultado satisfatório e perceber se os alunos migrantes se sentiram integrados. Utilizando para isso uma amostra composta por seis professores da escola CED 15 de Ceilândia e por todos os alunos migrantes da mesma escola matriculados em 2015. Após a análise dos dados podemos considerar que os mecanismos utilizados para integrar os alunos migrantes, foram satisfatórios já que eles conseguiram se familiarizar com a escola, criar redes de amizades e trocar experiências culturais. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | The history of Brazil is marked by decades of internal migration, which changed the panorama population of the country. In the research object is the student-migrant. Children of people, who sometimes had to go through the original uprooting process initiated by migratory movement, facing a space detach, causing him a concussion in existential security and territorial identity. Defined in the survey as migrant pupils migrant children in school or late age at school, which among many new situations, you must enter a new learning context. Migrant students are subject to various stressful situations of emotional distress, need to adapt. An ally integration with education must to base the World Programme of Education in Human Rights (PMED / 2005) and the National Programme for Human Rights Education, did reflect on the role of the school as promovedora establishment of an integration of migrant pupils through educational mechanisms. In this sense, this study aims to: make an analysis of an interventionist project that seeks to integrate migrant pupils; find out if the adopted pedagogical mechanisms had satisfactory result and see if the migrant students felt integrated. Using for this purpose a sample of six school teachers CED 15 Ceilândia and all from the same school migrant students enrolled in 2015. After analyzing the data we can consider that the mechanisms used to integrate migrant pupils, have been satisfactory they They managed to become familiar with the school, make friends networks and exchange cultural experiences. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
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