Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barroso, Eloísa Pereira | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Jonatas Alexandre Lima de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Jonatas Alexandre Lima de. A religiosidade africana nos livros didáticos: um direito a ser conquistado. 2015. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho visa diagnosticar a existência das religiões de matrizes africanas nos livros didáticos de história para o Ensino Médio. Para tal, serão realizadas análises qualitativas e quantitativas de seis coleções de livros didáticos de história utilizados em 2015. Em decorrência da apreciação, ocorrerá a análise, com base na teoria de Pierre Bourdieu, sobre a violência simbólica na produção de conteúdos históricos e na relação pedagógica professor aluno, assim como a aplicabilidade de seu conceito de campo. Ao final, será desenvolvido um projeto de intervenção escolar com o Ensino Médio voltado para o estudo das religiões de matrizes africanas com o intuito de propor orientações para uma possível solução para a falta de conteúdos sobre religiões de matrizes africanas nos livros didáticos de história para o Ensino Médio. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A religiosidade africana nos livros didáticos : um direito a ser conquistado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-21T10:40:51Z | - |
dc.date.available | 2016-09-21T10:40:51Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14704 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Religiosidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to diagnose the existence of African root religions in history textbooks for High School. In order to do this, it will be conducted qualitative and quantitative analysis of six history books collections used by students in 2015. As a result of this examination, it will be developed an analysis, based on Pierre Bourdieu's theory of symbolic violence in the production of historical contents and the pedagogical relationship between teacher and student, as well as the applicability of his field concept. At last,it will be developed a school intervention project with high school students oriented to african root religions study in history textbooks for High School. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|