Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14700
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ReginaClaudiaRodriguesReis_tcc.pdf2,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino formal e informal de Artes Visuais : reflexões sobre processo criativo, métodos e práticas
Autor(es): Reis, Regina Claudia Rodrigues Gomes dos
Orientador(es): Ferreira, Luiz Carlos Pinheiro
Assunto: Prática de ensino - arte
Artes visuais - estudo e ensino
Artes visuais - processos criativos
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 20-Set-2016
Referência: REIS, Regina Claudia Rodrigues Gomes dos. O ensino formal e informal de Artes Visuais: reflexões sobre processo criativo, métodos e práticas. 2016. 83 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho apresenta reflexões sobre o ensino das artes visuais e seu processo criativo, perceptivo e estético, a partir dos métodos e práticas adotadas em contextos formais e informais de ensino e aprendizagem. Abordamos a questão histórica do ensino da arte, o trajeto social do desenvolvimento e das práticas metodológicas nas artes visuais. Investigou-se também, a imaginação, a formação discente e a atuação docente, objetivando compreender as vertentes teóricas e a prática do desenho, por meio de entrevistas com os colaboradores do Instituto de Artes Amilcar Mendes e com os alunos do ensino médio do Centro Educacional 05 de Taguatinga Norte. Nesse sentido, a pesquisa privilegiou considerações e direcionamentos que contribuam para repensar o ensino de artes no que concerne ao contexto formal e informal de aprendizagem, sobretudo, ao salientar a experiência como caminho para a construção de conhecimentos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2016.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons