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dc.contributor.advisorDuarte, José Domingos-
dc.contributor.authorAndrade, Maria José Nunes de Negreiros-
dc.identifier.citationANDRADE, Maria José Nunes de Negreiros. Gestão democrática: uma análise da Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Antônio Meirim Pedreira no município de Cruzeiro do Sul - Acre. 2015. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul–AC, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA produção teve como foco a análise do funcionamento da Gestão Democrática como instrumento de participação coletiva. Faz parte do trabalho de conclusão do curso de graduação em Administração Pública, da Universidade Aberta do Brasil e fundamenta-se em uma pesquisa realizada na Escola Luiz Antônio Meirim Pedreira situada na zona urbana do município de Cruzeiro do Sul -Acre. A pesquisa buscou identificar a percepção de todos envolvidos no processo educativo, quanto às vantagens e desvantagens de uma gestão democrática e participativa, bem como compreender e sugerir possíveis soluções para a problemática causada por falhas no funcionamento da gestão democrática. Desse modo, tem-se neste trabalho um aparato teórico sobre a importância da gestão democrática quando vivenciada por todos os atores envolvidos, bem como, a orientação da Constituição Federal de 1988 e de outras leis que regem o sistema educacional brasileiro. Considera-se a gestão democrática como uma realidade nos ambientes escolares e, ainda, o papel do gestor que segue e valoriza a democracia na escola. A pesquisa desenvolvida analisou a funcionalidade dos instrumentos indispensáveis na formação de uma escola democrática: Projeto Político Pedagógico, Plano de Desenvolvimento da Escola e Conselho Escolar. Buscou-se, ainda, identificar o grau de envolvimento e participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática da escola. Como resultados, no que se refere à gestão democrática da escola Luiz Antônio Meirim Pedreira, os servidores e os pais destacaram que ainda há muito o quê melhorar para que essa temática seja efetivada no cenário da escola. Eles esperam que a gestão abra mais espaço para os funcionários, pais e alunos participarem nas ações da escola, contribuindo de forma eficaz para a melhoria do processo de gestão democrática e consequentemente para a melhoria da qualidade do ensino.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGestão democrática : uma análise da Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Antônio Meirim Pedreira no município de Cruzeiro do Sul - Acrept_BR
dc.title.alternativeThe Democratic Management : an analysis of the School Luiz Antônio Meirim Pedreira of Cruzeiro do Sul City (Acre-Brazil)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-20T16:09:36Z-
dc.date.available2016-09-20T16:09:36Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14683-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectGestão escolar democráticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.description.abstract1The production was focused on the analysis of the functioning of the Democratic Management as an instrument of collective participation. It is part of the work of conclusion of the undergraduate Course in Public Administration, of Open University of Brazil (UAB) and is based on a research carried out in Elementary School Luiz Antônio Meirim Pereira located in the urban area of Cruzeiro Sul - Acre. The Main focus is to identify the perception of all involved in the educational process of as to the advantages and disadvantages of a democratic and participatory management. This study inquires to understand and suggest possible solutions to the problems caused by failures in the functioning of the democratic management. In this way, it has been in this work a theoretical apparatus on the importance of the democratic management when experienced by all actors involved, as well as also, the orientation of the Federal Constitution of 1988 and other laws governing the Brazilian Educational System on the democratic management be a reality in the environments school and also the lead of the manager that follows and values the democracy in the school. The research developed examine the functionality of the indispensable instruments in the formation of a democratic school: Political Pedagogical Project, Development of Plan School and Board of School. He attempted to also identify the degree of involvement and participation of the community school in the process of democratic management of the school. As regards the democratic management of the school Luiz Antônio Meirim Pereira, the servers and parents stand out that there are still much to improve so that this thematic be effected on the scenary of the school. They expect that the management open more space for the employees, parents and students participate in the actions of the school, contributing effectively to the improvement of the process of democratic management and consequently for the improvement of the quality of teaching.pt_BR
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