Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14680
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BrendadoPradoFelix_tcc.pdf232,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão de pessoas com deficiência em um órgão da administração pública federal
Autor(es): Felix, Brenda do Prado
Orientador(es): Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de
Assunto: Inclusão social
Pessoas com deficiência - emprego
Administração pública
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 20-Set-2016
Referência: FELIX, Brenda do Prado. Inclusão de pessoas com deficiência em um órgão da administração pública federal. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente relatório é resultado de pesquisa de campo sobre o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Presidência da República - PR. Seu objetivo é avaliar a eficácia dessa política no ambiente em que ela se insere. Essa pesquisa realizou-se por meio de imersão no órgão, com base na observação participante, entrevistas, análise documental e matrizes de planejamento e avaliação. Políticas institucionais passam por etapas similares às do ciclo de políticas públicas, assim o referencial teórico desse relatório correlaciona o programa analisado com aspectos de políticas públicas já existentes, além de discussões sobre pessoa com deficiência e inclusão social. O Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência da PR visa melhorar a qualidade de vida não só da pessoa com deficiência, mas da organização como um todo, garantindo que os direitos das pessoas com deficiência sejam atendidos e cumprindo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Os principais resultados da pesquisa apontam para um gradativo alcance de inclusão das pessoas com deficiência na PR e, portanto, para a eficácia do programa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Gestão em Políticas Públicas, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons