Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14676
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AdrianoLiraCosta_tcc.pdf528,95 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGerber, Diana Mara-
dc.contributor.authorCosta, Adriano Lira-
dc.identifier.citationCOSTA, Adriano Lira. Debatendo o sexismo com alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Samambaia-DF. 2015. 34 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho monográfico tem como proposta debater o sexismo com alunos do Ensino Fundamental. Foi feito um estudo qualitativo numa escola pública de Samambaia- DF, utilizando como instrumentos de coleta de dados uma observação das interações dos alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental, além de uma oficina e debate com os alunos da turma. A pesquisa busca perceber as ações que reforçam pensamentos sexistas no ambiente escolar e analisar o papel da escola no contexto da diversidade cultural frente aos estereótipos de gênero. Os resultados apontam que as crianças trazem de casa os estereótipos acerca do ser menino e do ser menina, mas quando chegam à escola todos as suas atitudes e pensamentos são reforçados, uma vez que a escola, em vários momentos ainda segrega meninos e meninas a fim de promover a organização e a disciplina em sala de aula, assim como, em momentos de justificar comportamentos. Mas a escola tem o papel imprescindível de contribuir para uma educação livre de rótulos, e de levar os estudantes a uma visão crítica do mundo que os cerca e serem coparticipantes de uma educação voltada para e em direitos humanos no contexto da diversidade cultural.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDebatendo o sexismo com alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Samambaia-DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-20T13:38:10Z-
dc.date.available2016-09-20T13:38:10Z-
dc.date.submitted2015-11-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14676-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectSexismopt_BR
dc.subjectDiversidade na escolapt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons