Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14668
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LidianeGomesHonorio_tcc.pdf11,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação de redes elétricas inteligentes para centros de despacho de geração distribuída
Autor(es): Honorio, Lidiane Gomes
Orientador(es): Shayani, Rafael Amaral
Assunto: Energia - fontes alternativas
Redes inteligentes (Energia elétrica)
Energia elétrica - distribuição
Geração distribuída fotovoltaica
Data de apresentação: Jul-2015
Data de publicação: 20-Set-2016
Referência: HONORIO, Lidiane Gomes. Aplicação de redes elétricas inteligentes para centros de despacho de geração distribuída. 2015. 123 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de metodologia de gerenciamento de redes de distribuição para Centros de Despacho da Geração Distribuída usando aplicações de Redes Elétricas Inteligentes. O sistema trata-se do monitoramento da rede e gerenciamento de recursos de manobra, com o intuito de aumentar o limite de injeção de potência advinda de painéis fotovoltaicos; usando para isso suportes técnicos como, sensores e arquiteturas SCADA (Supervisory Control and Data Aqcuisition). O objetivo portanto, é a análise da influência de recursos de manobra em alimentadores radias, visando o aumento da penetração da Geração Distribuída Fotovoltaica (GDFV). Para a consecução desse objetivo, o trabalho apresenta revisão bibliográfica sobre Geração Distribuída, sistemas fotovoltaicos conectados à rede e Redes Elétricas Inteligentes. É abordado os conteúdos necessários para entendimento do estudo proposto que vão desde definições até aplicações. A apresentação do método é feita por meio de um algoritmo que considera a presença de recursos de manobra no alimentador e determina uma configuração que permita maior injeção de Geração Distribuída Fotovoltaica. Tal método é aplicado ao alimentador de 123 barras, proposto pelo IEEE, que possui como característica marcante a possibilidade de acionamento de tais recursos. A avaliação do método é realizada através de simulações computacionais em 3 diferentes cenários que consideram diferentes distribuições da GDFV no alimentador: 1) em todas as unidades consumidoras a mesma quantidade de sistemas fotovoltaicos (FV’s), 2) em todas as unidades consumidoras a quantidade de FV’s proporcional ao consumo, e 3) quantidade igual de FV’s somente nas unidades consumidoras localizadas na porção central do alimentador. Os resultados obtidos permitem concluir que a metodologia utilizada permite que mais potência proveniente da Geração Distribuída Fotovoltaica seja injetada na rede de distribuição, evitando assim cortes de geração de energia limpa. Para o caso do alimentador em estudo, o aumento de geração mantendo as tensões e correntes dentro dos limites foi de 80% em relação ao caso base. Além disso, permitiu-se a identificação de possíveis reforços a serem feitos no alimentador, que possibilitam ainda mais injeção de potência.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons