Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14663
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AndersonDosSantosAbreu_tcc.pdf1,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Quilombo simbólico uma investigação sobre : arte política e a presença negra nos espaços de poder
Autor(es): Abreu, Anderson dos Santos
Orientador(es): Silva, Nelson Fernando Inocêncio da
Assunto: Quilombos
Cultura afro-brasileira
Arte e política
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 19-Set-2016
Referência: ABREU, Anderson dos Santos. Quilombo simbólico uma investigação sobre: arte política e a presença negra nos espaços de poder. 2015. 36 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho é uma narrativa dos processos materiais e intelectuais da instalação Quilombo Simbólico , trabalho mais recente. Quilombo é o espaço da liberdade idealizada; Liberdade que resiste que luta pelo direito de ser e estar. Os quilombos históricos são memorias presentes nos guetos, favelas e comunidades quilombolas contemporâneos. Quilombos urbanos, estão por todos os lados. Na mão negra que cozinha, que serve, que faxina, que planta e que constrói. Nas brincadeiras da cultura popular e na religiosidade dos terreiros. No modo das pessoas de fazer as tarefas cotidianas. Uma perspectiva de ver e pensar o mundo. É a memoria humana das cidades. Provocações que me instigam a pensar na possibilidade de através da arte investigar esse espaço ideológico chamado quilombo. Este relato descreve, sobretudo, diálogos ideológicos e artísticos que são conteúdos que me orientam no fazer artístico. A arte é um espaço onde construo a minha fala; Onde encontro uma forma de expressar o meu ponto de vista. O sentido da presença desses conteúdos no meu trabalho é político.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons