Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/14660
Título: | Contribuições do pedagogo para o diálogo entre família e escola na perspectiva do respeito à diversidade |
Autor(es): | Silva, Sheley Cristina Corrêa da |
Orientador(es): | Caixeta, Juliana Eugênia |
Assunto: | Diversidade na escola Família e escola Pedagogos - prática profissional |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 19-Set-2016 |
Referência: | SILVA, Sheley Cristina Corrêa da. Contribuições do pedagogo para o diálogo entre família e escola na perspectiva do respeito à diversidade. 2015. viii, 66 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A diversidade presente no espaço escolar exige uma compreensão por parte da equipe docente de que cada criança é única e traz consigo uma grande experiência do contato com seus familiares. Esse vínculo com a família deve ser respeitado e incentivado pela escola. A participação do pedagogo do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem nesse processo pode trazer grandes resultados por meio de um projeto de intervenção com foco na interação entre escola e família. Atividades elaboradas com o objetivo de envolver a família nas ações da escola foram realizadas e apesar do baixo número de famílias que se envolveram, os resultados foram muito satisfatórios. |
Abstract: | The diversity presented in the school environment requires an comprehension by the teaching staff that each child is unique and brings with it great experience from the contact with its families. This link with the family should be respected and encouraged by the school. The participation of the teacher's Specialized Learning Support Service in this process can bring great results through an intervention project focusing on the interaction between school and family. Activities designed in order to get the family involved in school actions were carried out and despite the low number of families involved, the results were very satisfactory. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons