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dc.contributor.advisorSteinke, Sabrina-
dc.contributor.authorSantos, Rita de Cássia Ataide dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Rita de Cássia Ataide dos. A valorização do brincar como um direito essencial para o desenvolvimento da criança. 2015. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho visa subsidiar a concepção em torno do direito de brincar e a infância, demonstrando a importância de se valorizar o direito da criança nesta prática, tendo em vista sua relevância para o seu desenvolvimento nas primeiras experiências escolares, utilizando uma fundamentação teórica sobre o brincar e suas relações com a aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo e foi realizada no Centro de Educação Infantil “Clóvis Pereira Fernandes”, no Município de Cidade Ocidental-GO, usando como coleta de dados a observação, buscando perceber a brincadeira e também a compreensão da importância do brincar na realidade da Instituição. Indubitavelmente, não existe uma preocupação em promover um ambiente para o ato de brincar, com estruturas físicas impróprias para á pratica de brincadeiras e contrária ao que se propõem os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA valorização do brincar como um direito essencial para o desenvolvimento da criançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-19T19:25:46Z-
dc.date.available2016-09-19T19:25:46Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14653-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.description.abstract1The work aims to support the design around the right to play and childhood, demonstrating the importance of valuing the rights of children in this practice, in view of its relevance to its development in the early school experiences, using a theoretical foundation of playing and its relationship with learning. It is an exploratory and descriptive research and was held at the Early Childhood Center "Clovis Pereira Fernandes" in the Municipality of West-GO City, using as data collection observation, seeking to realize the joke and also the understanding of importance of play in the institution's reality. Undoubtedly, there is a concern to foster an environment for the act of playing with physical structures unfit for play and will practice contrary to that propose the National Curriculum Benchmarks for Early Childhood Education.pt_BR
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