Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rossato, Maristela | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Rafael Dantas de | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Rafael Dantas de. Direitos humanos e diversidade linguística no ensino médio do Distrito Federal. 2015. 75 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa visa trabalhar a questão dos Direitos Humanos com vistas à variação linguística no Ensino Médio das escolas públicas do Distrito Federal, estabelecendo uma reeducação pedagógica nos planos cultural e linguístico. Apresenta uma fundamentação teórica pautada nos Direitos Humanos, diversidade linguística, aceitabilidade do multiculturalismo e multilinguismo, a comunicação no processo de formação da identidade humana e a escola como agente de formação crítica no desenvolvimento de uma educação em e para os Direitos Humanos. A pesquisa foi construída a partir dos preceitos de Neto & Agnoleti (2012), Ribeiro (2012), Oliveira (2012), Bagno (1999, 2001, 2002), Bortoni-Ricardo (2005, 2007), dentre
outros autores de renome no campo da educação, Direitos Humanos, multiculturalismo e diversidade linguística. O trabalho foi desenvolvido numa perspectiva qualitativa, em uma turma de terceiro ano do Centro de Ensino Médio 417 de Santa Maria, havendo uma análise minuciosa dos dados e do contexto da pesquisa por parte do pesquisador. A análise das informações demonstrou que a diversidade linguística ainda não tem sido trabalhada no ensino médio de uma forma significativa, porém, quando trabalhada contextualmente situada, os alunos respondem e demonstram compreender sua importância. Ressalta-se a necessidade do desenvolvimento de um trabalho pautado em ações interventivas contextualizadas em que haja a discussão dos Direitos Humanos e do multiculturalismo para uma formação crítica quanto à diversidade linguística. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Direitos humanos e diversidade linguística no ensino médio do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-19T19:09:04Z | - |
dc.date.available | 2016-09-19T19:09:04Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14651 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Diversidade linguística | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Multilinguismo | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
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