Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14642
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EricaNevesdeCarvalho_tcc.pdf2,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação integral como garantia de direitos humanos e cidadania às crianças e adolescentes do Centro Educacional Gesner Teixeira, Gama-DF, entre 2014 e 2015
Autor(es): Carvalho, Érica Neves de
Orientador(es): Barroso, Maria Helenice
Assunto: Educação integral
Direitos humanos
Data de apresentação: Out-2015
Data de publicação: 19-Set-2016
Referência: CARVALHO, Érica Neves de. A educação integral como garantia de direitos humanos e cidadania às crianças e adolescentes do Centro Educacional Gesner Teixeira, Gama-DF, entre 2014 e 2015. 2015. viii, 45 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo ampliar a discussão acerca dos Direitos Humanos dentro da escola de Educação Integral. A escola escolhida foi o Centro Educacional Gesner Teixeira, localizado na cidade do Gama, no bairro DVO (Departamento de Viação e Obras), que atende alunos do Distrito Federal e do entorno. Foi possível analisar a rotina diária da escola que atende cerca de mil alunos e somente cinqüenta participam do projeto da Educação Integral. A partir de tal análise ficou constatado que a comunidade não participa das atividades escolares e alguns direitos básicos das crianças e dos adolescentes não são atendidos. Depois de detectada a problemática, foi aplicado um questionário com perguntas subjetivas para os professores e com base nas dificuldades locais apresentadas foi proposta uma atividade de intervenção a fim de se ampliar o debate em torno dos Direitos Humanos no ambiente escolar. A proposta de intervenção buscou ampliar o estudo coletivo dos Direitos Humanos dentro da escola. Os pais e toda a comunidade escolar está envolvida nesta intervenção. Fica a proposta de reunir professores e pais para a análise e reflexão de temas aos quais eles lidam diariamente na rotina escolar junto às crianças e adolescentes. Em síntese este trabalho contribui para a disseminação de uma educação em e para os Direitos Humanos na Educação Integral, buscar apoio da comunidade e lutar por políticas que favoreçam a qualidade na educação.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons