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https://bdm.unb.br/handle/10483/14639
Título: | Valorização e visibilidade dos licenciandos da Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade UNB Planaltina : um caminho para entender a luta pelo direito à educação |
Autor(es): | Melo, Daiane Ricarda de |
Orientador(es): | Barroso, Maria Veralice |
Assunto: | Estudantes universitários - Educação do Campo |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 19-Set-2016 |
Referência: | MELO, Daiane Ricarda de. Valorização e visibilidade dos licenciandos da Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade UNB Planaltina: um caminho para entender a luta pelo direito à educação. 2015. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Essa pesquisa objetivou apontar práticas esclarecedoras e que aumentassem a visibilidade e valorização da LEDOC – (Licenciatura em Educação no Campo) em conjunto com o seus estudantes. Os objetivos específicos foram identificar as concepções dos universitários sobre o que é LEDOC e desenvolver momentos que divulguem as lutas e desafios da LEDOC no ambiente acadêmico. A questão que permeia a presente pesquisa é: de que maneira é possível aumentar de forma efetiva a visibilidade da luta histórica e do significado educativo e cultural da criação de um curso de licenciatura específico para a realidade do campo. Esse questionamento se faz importante frente à luta dos povos do campo para garantir o acesso à educação de qualidade e que respeite as especificidades de seus povos sem excluí-los do processo de desenvolvimento global, assim como preconiza as lutas dos direitos humanos A metodologia foi constituída pela aplicação de um questionário na comunidade acadêmica, a realização de um grupo focal com os estudantes da LEDOC e uma atividade de intervenção executada pelos licenciandos junto ao público acadêmico. Os resultados alcançados foram que a comunidade conhece o curso, mas não sua dinâmica. Os licenciandos não se sentem reconhecidos enquanto universitários e, por fim, por meio da atividade de intervenção os licenciandos sentiram-se emponderados quanto à apropriação dos espaços para suas atividades. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
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