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dc.contributor.advisorSteinke, Sabrina-
dc.contributor.authorAlmeida, Neimar de-
dc.identifier.citationALMEIDA, Neimar de. A preocupação com uma ética da alteridade, na relação educador/educando, no Centro Educacional Darcy Ribeiro do Paranoá – DF. 2015. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, estrutura-se, sobretudo, a partir da comparação de Ética da Alteridade, tendo como pressuposto teórico o filósofo lituano-francês Emmanuel Lévinas, com a realidade educacional, no que tange a relação educador/educando. Em busca desta aproximação entre ética da alteridade e educação propõe-se identificar a preocupação com o “outro”, por parte dos educadores, no meio educacional. Assim, os objetivos foram o de apresentar a Ética da Alteridade de acordo com o autor já mencionado e verificar junto aos sujeitos da educação do Centro Educacional Darcy Ribeiro, se há uma preocupação com essa ética, por parte dos educadores deste Centro de Ensino. A metodologia utilizada foi um “estudo de caso” através de uma pesquisa oral junto aos educadores e um debate, através de questinamentos, junto aos educandos. A partir da investigação, o trabalho mostrará que há essa preocupação por parte dos educadores. Chegou-se a essa conclusão a partir do diálogo com os educadores mas, principalmente, pelo relato dos alunos envolvidos. O intuito é, além de verificar essa proximidade entre Ética da alteridade e educação, demostrar a importância e o impacto desse pensamento no desenvolvimento humano e na aprendizagem dos educandos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA preocupação com uma ética da alteridade, na relação educador/educando, no Centro Educacional Darcy Ribeiro do Paranoá – DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-19T11:35:06Z-
dc.date.available2016-09-19T11:35:06Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14635-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.description.abstract1This paper is structured, above all, from the Ethics of Otherness comparison with theoretical assumption from the Lithuanian-French philosopher Emmanuel Levinas, with the educational reality, when it comes to teacher / student relationship. In pursuit of this approach between ethics of otherness and education is proposed to identify the concern with the "other" on the part of educators in the educational environment. The objectives were to present the Ethics of Otherness according to the author mentioned and check with the subject of education Darcy Ribeiro Educational Center, if there is concern that ethic on the part of educators of this Learning Center. The methodology used was a "case study" through an oral survey of educators and debate, through questioning, with students. From the research, the work will show that there is this concern from educators. This conclusion was based on dialogue with educators, but especially as the reporting of the students involved. The intention is in addition to verify this proximity between ethics of otherness and education, demonstrate the importance and the impact of that thought in human development and learning of students.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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