Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14632
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FabianaFerreiradosSantosCarvalho_tcc.pdf1,66 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cultura e tradições dos remanescentes do Quilombo Mesquita e o projeto político pedagógico da Escola Municipal Aleixo Pereira Braga I
Autor(es): Carvalho, Fabiana Ferreira dos Santos
Orientador(es): Longo, Clerismar Aparecido
Assunto: Quilombos
Tradições culturais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 19-Set-2016
Referência: CARVALHO, Fabiana Ferreira dos Santos. Cultura e tradições dos remanescentes do Quilombo Mesquita e o projeto político pedagógico da Escola Municipal Aleixo Pereira Braga I. 2015. 62 f, il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Essa pesquisa baseia-se na discussão em torno da construção e aplicabilidade do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Braga I, respeitando e construindo uma busca identitária da cultura e tradições dos remanescentes do Quilombo Mesquita. Essa construção é ocasionada numa reflexão da construção e funcionalidade do PPP da escola, mas acima de tudo, significa, salientar a historicidade da Escola Braga I e o valor histórico-cultural que ela construiu e constrói representando a vida dos cidadãos da comunidade Quilombola Mesquita. Dentro dessa esfera, ela é sem dúvida um forte elemento da identidade local. A abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa é de natureza qualitativa que tem como principal característica a sua natureza compreensiva e interpretativa. A escola é o palco da construção e atuação das relações sociais e culturais principalmente por meio da relação entre conteúdos propostos nas diretrizes curriculares e nas práticas sociais entre alunos e educadores que ali atuam. Daí a grande importância da construção do projeto político-pedagógico, está no fato de que ele passa a ser uma direção, um rumo para as ações da escola. É uma ação intencional que deve ser definida coletivamente, com consequente compromisso coletivo.
Abstract: This research is based on the discussion on the construction and applicability of the Pedagogical Political Project of the School Braga I, respecting and building an identity search of culture and traditions of the remnants of Quilombo Mosque. This construction is caused in a reflection of the construction and functionality of the school PPP, but above all, it means, emphasize the historicity of the School Braga I and cultural-historical value it has built and builds depicting the life of the citizens of Quilombo Mosque community. Within this sphere, it is certainly a strong element of local identity. The methodological approach used in this research is qualitative whose main feature its comprehensive and interpretative nature. The school is the stage of construction and operation of social and cultural relations mainly through the relationship between the curriculum guidelines proposed content and social practices among students and educators who work there. Hence the great importance of construction of political-pedagogical project is the fact that it happens to be a direction, a direction for the school's actions. It is an intentional action to be defined collectively, with consequent collective commitment.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons