Título: | O direito ao atendimento pelo serviço social na educação infantil : um espaço de atuação |
Autor(es): | Ribeiro, Rosângela da Silva |
Orientador(es): | Barroso, Eloísa Pereira |
Assunto: | Educação Serviço social Ambiente de sala de aula Assistentes sociais |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 19-Set-2016 |
Referência: | RIBEIRO, Rosângela da Silva. O direito ao atendimento pelo serviço social na educação infantil: um espaço de atuação. 2015. 49 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho versa sobre as possibilidades de atuação do serviço social na educação, pontuando a assistência social, o direito ao atendimento das questões sociais, e as demandas que se apresentam no ambiente escolar que podem ser atendidas por um profissional do serviço social. As possibilidades de atuação do assistente social no ambiente escolar foram identificadas por meio de pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e intervenção utilizando a técnica de grupo focal, que confirmou a hipótese de que escola é um ambiente rico em expressões da questão social engendradas das mais variadas formas estando explicitas ou implícitas em questões identificadas como puramente escolares, como fracasso escolar, desinteresse pelo estudo, e estas antes de serem escolares são sociais e necessitam do profissional de serviço social para realizar o atendimento às demandas junto a equipe escolar e comunidade. |
Abstract: | This paper deals with the possibilities of action of social work education, punctuating social assistance, the right to meet the social, and the demands that arise in the school environment that can be met by a professional social service. The possibilities of action of the social worker in the school environment were identified through literature review of qualitative and intervention using the focus group technique, which confirmed the hypothesis that school is an environment rich in expressions of social problems engendered in many different ways being explicit or implicit on issues identified as purely academic, such as school failure, disinterest in the study, and these before school are social and need the social service professional to perform the service demands at school and community staff. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|