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dc.contributor.advisorOdelius, Catarina Cecília-
dc.contributor.authorAlmeida, Tamara Ribeiro de-
dc.identifier.citationALMEIDA, Tamara Ribeiro de. Mapeamento de competências em profissionais de um hotel do Distrito Federal. 2008. 87 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.en
dc.description.abstractEste estudo investiga o mapeamento de competências organizacionais e profissionais de um hotel do Distrito Federal. Os objetivos específicos compreendem: (1) identificar as competências organizacionais em empresa do ramo hoteleiro; (2) identificar as competências profissionais necessárias ao atendimento das competências organizacionais; (3) identificar os desafios internos e externos de uma organização hoteleira com foco em mapeamento de competências; (4) fornecer subsídios para o desenvolvimento de estratégias que possam ser utilizadas para o desenvolvimento das competências necessárias aos profissionais e organização. O referencial teórico está baseado nos atuais modelos de gestão com foco em competências abordando também competências organizacionais, relacionadas ao segmento do turismo e da indústria hoteleira no Distrito Federal. Trata-se de um estudo de caso realizado em um hotel de grande porte, categoria cinco estrelas super luxo, com vistas a mapear os conhecimentos, as habilidades e as atitudes dos profissionais que atuam neste setor. A coleta de dados foi realizada por meio de dois grupos focais com os colaboradores da organização, pertencentes ao grupo operacional e gerencial. Os resultados foram discutidos com base na técnica de análise de conteúdo. Entre os resultados mais significativos da pesquisa destaca-se: (1) os comportamentos que se referem à atitude do colaborador perante o atendimento ao cliente foram os que geraram uma maior quantidade de dados; (2) para muitos, o conhecimento acadêmico/intelectual foi considerado dispensável para o profissional do setor; (3) as competências necessárias ao profissional da hotelaria restringem-se àquelas que estão relacionadas ao atendimento; (4) as competências organizacionais relativas à qualidade do atendimento e infra-estrutura foram consideradas indispensáveis, porém, de fácil imitação.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAdministração de pessoalen
dc.subject.keywordCompetências organizacionaisen
dc.subject.keywordHotelariaen
dc.subject.keywordQualificações profissionaisen
dc.titleMapeamento de competências em profissionais de um hotel do Distrito Federalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-02-08T12:11:17Z-
dc.date.available2011-02-08T12:11:17Z-
dc.date.issued2011-02-08T12:11:17Z-
dc.date.submitted2008-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1462-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2008.05.TCC.1462pt_BR
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