Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sousa, Maria do Amparo de | - |
dc.contributor.author | Silva, Pedro Ivo | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Pedro Ivo. Educação das relações étnico-raciais negras: uma experiência na formação continuada de professores/as. 2015. 44 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa aqui apresentada trata da Educação das Relações Étnico-Raciais negras (BRASIL, 2003, 2004; SILVA, 2001) na formação continuada de professores/as, por meio de uma ação interventiva, em formato de uma oficina intitulada ‘Racismo, mídia e educação’, realizada junto ao corpo docente e outros profissionais da educação vinculados ao Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal. Essa ação surgiu como resposta à problemática da discriminação racial dentro do ambiente pesquisado, a qual foi percebida pelos/as professores/as nos conflitos surgidos em sala de aula, nas opiniões, piadas e brincadeiras racistas sobre negros/as. Dessa forma, buscou promover significação dessa temática no cotidiano de trabalho pedagógico de seus/suas participantes contra a desigualdade racial. Esta pesquisa inscreve-se, ainda, nos pressupostos dos estudos qualitativos (ANDRÉ, 2005) e aplica o método da ‘pesquisa-intervenção’, as técnicas de ‘observação participante’ e ‘entrevista’ (MOREIRA, 2004), assim como os instrumentos ‘entrevista por e-mail’ (FLICK, 2009) e ‘relatos autobiográficos’ (CHIZZOTTI, 2011; CASTRO, 2014), para a análise e discussão da observação feita durante a supramencionada oficina e também dos relatos disponibilizados via e-mail por duas participantes. Os resultados permitiram inferir como algumas visões de mundo expostas ao longo da ação refletem atitudes que buscam o reconhecimento da luta contra o racismo, mas que ao mesmo tempo hierarquizam as diferenças raciais, em um jogo de contradições ainda presente na sociedade brasileira (RIBEIRO, 1995; MUNANGA, 2004). Diante disso, a intervenção proposta foi sinalizada como positiva pelos/as participantes, no que tange à sua autoconscientização e capacitação teórica sobre o tema para a praxis docente, além da elaboração de ações pedagógicas práticas de combate ao racismo, as quais foram encaminhadas à equipe gestora como propostas para as diretrizes do PPP da escola. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação das relações étnico-raciais negras : uma experiência na formação continuada de professores/as | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-16T13:42:00Z | - |
dc.date.available | 2016-09-16T13:42:00Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-20 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14626 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Discriminação racial | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Professores - formação continuada | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|