Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Siqueira, Isabelle Borges | - |
dc.contributor.author | Farias, Rosa Belém | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Rosa Belém. Práticas racistas: desafios e perspectivas na implementação e efetivação da Lei nº 10.639/2003 no currículo escolar. 2015. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa contribuir com a discussão da lei Federal 10.639/2003 e os seus desafios para implementação e efetivação no currículo em uma das escolas da Rede Municipal de Carinhanha. Pretendeu-se com a comunidade escolar dialogar acerca das práticas racistas e ações que a escola desenvolve no combate a discriminação racial e ao preconceito dentro dos muros dessa instituição. No arcabouço da revisão bibliográfica, apresentamos a conflituosa construção da proposta curricular e sua importância para ensino da cultura negra, bem como discorremos a respeito da formação profissional e seus desdobramentos. Desse modo, buscamos elucidar como a diversidade étnica vem sendo abordada nas práticas pedagógicas. Entendemos que o professor é uma figura relevante no processo de fortalecimento de inclusão e, neste sentido, procuramos elucidar o desempenho desses profissionais nos caminhos vêm trilhando para que a lei seja alçada na perspectiva de uma educação de qualidade, sobretudo na desconstrução do racismo. Assim, neste texto enfatizamos não só a formação profissional, bem como, pontuamos o livro didático e o seu descompasso frente à lei no que diz respeito à apresentação da negritude no escopo desse instrumento. Como é sabido, este artefato ainda é um dos recursos mais utilizados nas escolas públicas e, daí, destacamos a relevância da sua abordagem neste trabalho. Para dialogar a temática, ancoramos as nossas leituras em vários autores, entre os quais: Munanga, Santos e Silva. Nesse sentido, as análises dos dados apontam a ausência de conhecimento da temática pelos profissionais; a falta de orientação institucional; a fragilidade do livro didático, a deficiência de formação e também a presença de práticas que deixam à margem eixos da educação étnico-racial. Ainda mostramos que o racismo dentro das escolas é uma prática reincidente e ainda hoje, tem muita dificuldade em lidar de forma respeitosa com essa questão. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Práticas racistas : desafios e perspectivas na implementação e efetivação da Lei nº 10.639/2003 no currículo escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-09-16T12:18:56Z | - |
dc.date.available | 2016-09-16T12:18:56Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14619 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work is contributing to the discussion of Federal Law 10.639 / 2003 and the challenges to implementation and enforcement in the curriculum of the schools of the Municipal Carinhanha. It was intended to the school community dialogue about the racist practices and what actions the school develops in combating racial discrimination and prejudice within the walls of this institution. Still discordabout the training and its consequences, thereby elucidate how ethnic diversity has been addressed in pedagogical practices. Understanding that the teacher is relevant in this figure include strengthening process in this sense we try to show the performance of these professionals and which paths have been treading for the law to be heave from the perspective of quality education, especially in the deconstruction of racism. Thus, in this paper we emphasize not only vocational training as well, we pointed out the textbook and its gap against the law regarding presentation of blackness in the scope of this instrument. To talk the subject anchored in several as Munanga, Santos Silva, therefore, without disregarding the others who also oxygenate the dissertation. In thissense, the data analyzes show lack of knowledge of the subject by the professionals; lack of institutional orientation; the fragility of textbooks, training deficiency and practices that leave the axis margin of ethnic-racial education. Also shows that racism within schools is a recurrent practice where the school still has difficulty dealing respectfully with this issue. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|